quant
Fique ligado

Ano 2007

Lixoteca nas escolas para promover ambiente

Avatar

Publicado

em

Lixoteca Itinerante ajuda alunos a por em pratica a politica dos tres R's

As escolas da Trofa estão, até 22 de Junho a receber a visita da Lixoteca, que é um autocarro itinerante cinco anos de existência e já passou por mais de 50 concelhos portugueses. Mais de 200 mil pessoas já foram passageiros para as boas práticas ambientais.

No sentido de promover a política dos três R's, reduzir reutilizar e reciclar, a Trofáguas, Empresa Municipal EM levou, em colaboração com a Serurb, à Escola de Finzes, o autocarro da Lixoteca, que foi visitado pelos alunos dos 3º e 4º anos da escola.

A Lixoteca é uma unidade móvel de sensibilização, com objectivos pedagógicos relacionados com a promoção de Lixoteca Itinerante ajuda alunos a por em pratica a politica dos tres R'saprendizagens de "eco-códigos" de consumos, mas também dos principais pilares do comportamento de cidadania, no que diz respeito à gestão de resíduos urbanos.

Este projecto, responsabilidade do grupo SUMA, do qual faz parte a empresa Serurb, "surgiu há seis anos" e conta com "quatro unidades móveis de sensibilização, que trabalham um pouco por todo o país", referiu a responsável.

As crianças tiveram ao longo da tarde, a oportunidade de aprender, outros R's como o de respeitar e responsabilizar, de uma forma muito interactiva e lúdica, dentro do autocarro preparado para os elucidar sobre todas as questões ambientais.

António Pontes, presidente do Conselho de Administração da Trofáguas referiu que é a pretensão da autarquia com esta actividade "contribuir para que as proximas gerações sejam mais empenhadas na construção de um melhor ambiente.", pois assim, levarão para casa "algum saber no que diz respeito á forma correcta de agir em termos ambientais e em casa chamam a atenção dos pais, dos irmãos e dos familiares, contribuindo para a formação de uma maior consciência ambiental", acrescentou o vereador

António Pontes lembrou que "um dos principais objectivos da Lixoteca Itinerante é fazer a ligação entre os resíduos sólidos urbanos e as temáticas curriculares dadas pelos alunos na escola, a par dos saberes cívicos. A ideia base é ensinar os participantes a serem "bons produtores" de lixo, como vertente da cidadania activa".

A Lixoteca já tem cinco anos de existência e já passou por mais de 50 concelhos portugueses. Mais de 200 mil pessoas já foram passageiros para as boas práticas ambientais.

O autocarro da Lixoteca, passará por quase todas as escolas do concelho, até 22 de Junho, no sentido de divulgar uma das regras deste projecto intitulado "Sê um eco-mosqueteiro".

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...