quant
Fique ligado

Edição 716

Lions promove colheita de sangue com regras para evitar contaminação

Avatar

Publicado

em

A colheita de sangue vai ser realizada tendo em conta as restrições implementadas pelas autoridades de saúde.

O Lions Clube da Trofa promove uma colheita de sangue, este sábado, 2 de maio, na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Trofa.

A iniciativa, que decorre das 9 às 12.30, não está imune às restrições impostas pela propagação do novo coronavírus e vai orientar-se por regras suplementares que visam assegurar a segurança de profissionais e dadores.

Os voluntários que quiserem dar sangue devem levar máscaras de proteção individual e, à entrada, além de terem de desinfetar as mãos, serão sujeitos à medição da temperatura por um profissional de saúde.

“O distanciamento social é também obrigatório. Todos os profissionais de saúde estarão devidamente protegidos e os promotores também. A entrada é feita um a um e conseguimos, como na última dádiva, não termos ajuntamentos”, assegurou o Lions ao NT.

Esta iniciativa, realizada por profissionais do Instituto Português do Sangue e da Tranplantação (IPST) é essencial para os hospitais manterem as reservas em valores estáveis. Segundo o jornal i, em março, as colheitas a nível nacional caíram 38 por cento devido ao adiamento das colheitas e ao dever de confinamento.

Além destas iniciativas periódicas, há vários pontos de recolha espalhados pelo país, nos quais o IPST garante aos dadores “todas as condições de segurança, tendo em conta as normas e orientações da Direção Geral da Saúde, para que possam fazê-lo com marcação de hora e com as devidas medidas de distanciamento social”.

Na região circundante ao concelho da Trofa, pode ser dado sangue na unidade de Vila Nova de Famalicão do Centro Hospitalar do Médio Ave, no Centro de Sangue e Transplantação do Porto, no Hospital de Santo António (Porto), no Hospital de S. João (Porto), no IPO (Porto) e no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia.

Mais informações podem ser encontradas no site do IPST, em www.ispt.pt, ou através do contacto com o Centro de Sangue e da Transplantação do Porto, pelo número de telefone 225083400.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...