Ano 2011
« Ou será que / Governar só é assim tão difícil porque a exploração e a mentira / são coisas que custam a aprender?»

E o que ganhas tu com isso…? Vamos, diz lá? Porque tens direito a tão pouco? E mesmo assim, porque é que ainda tens de sofrer um corte enorme no teu subsídio de Natal? Porque vais pagar mais 15% pelo transporte que utilizas? Porque irás sofrer aumentos colossais na eletricidade que gastas? Nos juros que pagas? Porque é que vais ter de pagar mais por tudo o que consomes? Porque é que tu, trabalhador honrado, te zangas quando não recebes o trabalho das horas extraordinárias que realizas? Não vês que os poderosos apoiam e apoiaram os partidos do poder? Tens tu os mesmos interesses dos poderosos? Como aceitas este plano da Troika e do Governo? Não vês que vai aumentar o desemprego? Reduzir o tempo e o valor do subsídio de desemprego? Aumentar o preço das taxas moderadoras e dos medicamentos? Que nos arrastam paulatinamente para o desaparecimento do serviço nacional de saúde? Não vês que tudo o que tens de direitos, segurança no emprego, férias, subsídios de férias e Natal, estás a perder? Conformas-te com a ideia de os 30 dias de indemnização por cada mês de trabalho que tens direito se fores despedido, passem para apenas 10 dias? E assim, abres o caminho para que amanhã deixe de haver qualquer indemnização?
E, simultaneamente, porque que é que os bancos têm lucros avultados? Porque não pagam impostos mais altos? Porque é que os ganhos na Bolsa não são taxados? Porque é que as grandes empresas, aquelas que têm lucros gigantescos, não pagam mais impostos, ou impostos mais elevados? Porque vão estas empresas descontar menos de taxa social única para a Segurança Social? Não vês que a Segurança Social, a tua segurança social, assim fica mais débil, mais fraca?Tu não vês que tudo o que conseguiste foi por força da luta? Do avanço do ideal e das bandeiras da esquerda, sobretudo do PCP? Que custou o suor, sangue e lágrimas dos teus irmãos e antepassados? Afinal não tinha o PCP razão? Era ou não possível reestruturar a dívida? Prazos mais alargados e juros mais baixos?Se adormeceres, capitulas, e inexoravelmente, morrerás como trabalhador digno e dignificado, produtor, obreiro, alicerce do bem-estar social, garante do pão, não para um, mas para todos os homens. Farão de ti apenas um número, um ser formatado, obediente, pronto e a servir apenas os proveitos dos poderosos.
Os senhores do dinheiro e da especulação e seus servidores vendem-te a ideia de que, como dizia B. Brecht, «…é difícil governar. Sem os ministros o trigo cresceria para baixo em vez de crescer para cima». Mas como tão bem questionava Brecht « ou será que governar só é assim tão difícil porque a exploração e a mentira são coisas que custam a aprender?».
Guidões, 25 de Julho de 2011.
Atanagildo Lobo
{fcomment}


