Ano 2007
João Garcia fala sobre as suas escaladas ao topo do mundo
O alpinista português João Garcia vai estar no Salão Nobre da Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão, na próxima terça-feira, dia 27, pelas 10h00, para falar sobre a sua paixão por escalar montanhas e relatar algumas das suas aventuras para atingir os pontos mais altos do mundo.
João Garcia tornou-se conhecido ao ser o primeiro português a subir ao Monte Everest, com 8.848 metros, o cume mais alto do planeta, sem recurso a oxigénio artificial e sem carregadores de altitude. A proeza alcançada a 18 de Maio de 1999, valeu a João Garcia, 93 dias de internamento num hospital de Zaragoça, em Espanha, a perda das pontas dos dedos e a reconstrução do nariz, por causa das queimaduras do gelo. O belga Pascal Debrouwer, seu colega de escalada encontrou a morte, ao cair durante a descida, numa ravina.
Das 14 montanhas com mais de 8.000 metros existentes no planeta, todas localizadas na cordilheira dos Himalaias, no continente Asiático, entre a Índia, China, Nepal, Paquistão e Tibete, João Garcia, ascendeu já a sete delas: Cho Oyo em 1993, Dhaulagiri em 1994, Everest em 1999, Gasherbrum I em 2001, Gasherbrum II em 2004, Lhotse em 2005 e Sishma e Kangchenjunga, no ano passado.
Até aos dias de hoje, apenas 11 pessoas foram capazes de escalar estas 14 montanhas. João Garcia tem como objectivo integrar este clube restrito de alpinistas que venceram a Natureza.
Assim, iniciou em 2006, o projecto "À conquista dos Picos do Mundo", que culminará em 2010 com a escalada da totalidade destas 14 montanhas. A ascensão ao Kanchenjunga ocorreu no ano passado, seguindo já no próximo Verão, a difícil subida a K2, entre o Paquistão e a China (8611 m), na Primavera de 2008 subirá até Makalu, entre o Nepal, a China e o Tibete (8463 m). No Outono desse mesmo ano subirá até ao cume de Manaslu, no Nepal (8163 m), enquanto para a Primavera de 2009 está prevista a subida a Annapurna, também no Nepal. (8091m). Nesse Verão subirá até ao pico da Broad Peak, entre o Paquistão e a China (8047 m) e, finalmente, passado um ano, no Verão de 2010, Nanga Parbat, no Paquistão (8125 m). Tal como na subida ao Everest, também em todas estas expedições João Garcia não usará máscara de oxigénio.
João Garcia nasceu em Lisboa a 11 de Junho de 1967. Toda a sua actividade profissional está ligada ao alpinismo. Para além das escaladas, organiza e guia expedições e excursões de aventura.
Em 2001, lançou o livro "A mais alta solidão", que conta já com várias edições e onde retrata alguns dos acontecimentos mais dramáticos da sua vida. Mais recentemente lançou "Mais Além – Depois do Evereste".
-
Assinatura em pdf5 dias atrás
Edição 786 do Jornal O Notícias da Trofa
-
Trofa2 semanas atrás
GNR detém homem por importunação sexual de menores
-
Trofa7 dias atrás
Manifestação de professores em marcha lenta na EN 14 junto à ponte sobre o Rio Ave
-
Noticias1 semana atrás
Faleceu Rui Nabeiro fundador do grupo Nabeiro – Delta Café
-
Trofa1 semana atrás
Falecimento de Vítor Manuel Gonçalves Maia
-
Trofa2 semanas atrás
Formandos do CENFIM arrecadam cinco medalhas no Campeonato Nacional das Profissões
-
Falecimentos1 semana atrás
Falecimento de Manuel Costa Freitas
-
Falecimentos1 semana atrás
Falecimento de Henrique de Castro Maia