quant
Fique ligado

Ano 2010

IPCA desenvolve jogo para ajudar nos trabalhos de casa

Avatar

Publicado

em

Study & Conquer – Digital Game é o nome do jogo digital, desenvolvido por investigadores e docentes do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), que vai ajudar os jovens com os trabalhos de casa.

“Estimular o interesse pelas matérias e testar os conhecimentos adquiridos” é o objectivo do jogo digital desenvolvido pelo IPCA, que promete “mudar o conceito de trabalhos de casa (TPC)”.

De acordo com Nuno Rodrigues, responsável pelo Centro de Investigação de Jogos Digitais da Escola Superior de Tecnologia (EST) do IPCA, “Study & Conquer é jogado na internet e envolve alunos e docentes numa acção de estratégia e conquista de objectivos, onde os estudantes têm de utilizar conhecimentos adquiridos na escola para ultrapassarem os desafios impostos pelos seus docentes”. “O jogo desenrola-se num ambiente medieval, onde os estudantes começam por desempenhar o papel de cavaleiros, que têm como principal objectivo a conquista de castelos, detidos pelos seus guardiões, os seus docentes”, acrescentou. O Study & Conquer permite “estimular o interesse pelas matérias leccionadas e testar o conhecimento dos alunos”. Desta forma, traz “uma nova interpretação do conceito de TPC, tanto para os alunos como para os docentes”,

O jogo encontra-se já em funcionamento num estabelecimento de ensino e o seu impacto no desempenho de alunos e professores está a ser estudado. Até ao final do ano lectivo deverá ser adoptado por mais de 50 escolas: “O nosso objectivo final é ter este jogo em todas as escolas do país. Mas, para já, este jogo vai ser implementado nas escolas que são clientes da empresa Codevision, cerca de 80 escolas, e tal vai acontecer ainda no decorrer deste ano lectivo. Agora se as restantes escolas também pretenderem o jogo estamos disponíveis para o fazer”.

O jogo foi desenvolvido pelo Centro de Investigação de Jogos Digitais (DIGARC) do IPCA, em parceria com a empresa de desenvolvimento de software Codevision. Para mais informações pode contactar Nuno Rodrigues, através do e-mail nfr@ipca.pt ou do número de telemóvel 913018559.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...