quant
Fique ligado

Edição 659

Inês Torcato: da Trofa para Roma

Avatar

Publicado

em

Roma foi a cidade que acolheu o primeiro desfile internacional da trofense Inês Torcato. A estilista apresentou 19 coordenados da coleção Outono/Inverno 2018/2019 no Fashion Hub, da AltaRoma, a 28 de janeiro.

O convite surgiu de uma parceria entre a AltaRoma e o Portugal Fashion e o evento italiano, além de manter “a parte de alta-costura”, tem agora “uma nova plataforma, o Fashion Hub, que é também de apoio a novos talentos”, explicou ao NT Inês Torcato.
Os 19 coordenados apresentados em Itália integram a coleção de “cerca de 30” que Inês vai levar à passerelle do Bloom, no próximo Portugal Fashion, que decorre de 22 a 24 de março, no Porto.
A coleção, diz a estilista, é mista, mas com peças sem género, como são o caso dos “blazers, impermeáveis, camisas ou t-shirts” e outras “assumidamente masculinas ou femininas”, em tons de “preto, branco, cinzento” ou com cores inusitadas, como “a beringela”. Desta vez, Inês Torcato apostou em “novos materiais”, como “nylon, que é técnico e impermeável, e um tecido que, de aspeto, parece papel vegetal, mas não é”, descreveu. Além disso, mantêm-se “os tecidos clássicos e as riscas de giz”.
Sempre ligada ao tema “autorretrato”, a nova coleção de Inês Torcato apresenta uma parceria entre a estilista e a escritora e letrista Regina Guimarães. A estilista da Trofa já há muito que tinha o desejo de transpor para as suas peças “frases que as ilustrassem”. Mas o texto, justificou Inês, teria que ser “em português”, principalmente quando se trata de um desfile internacional. As frases de Regina já desfilaram nas peças de Inês em Roma, mas, adiantou a trofense, no Portugal Fashion serão “ainda mais as peças”.
A primeira experiência internacional de Inês exigiu “adaptação à forma de trabalhar” e a estreia da estilista em “castings de modelos”, mas, no final, apesar dos “dias caóticos”, “foi tudo positivo”. Antes de chegar a Roma, o nome de Inês Torcato fez parte de um showroom em Paris. “Os responsáveis gostaram todos das peças e os clientes mostravam-se também muito recetivos às peças e ideias. Tenho tido bom feedback”, afirmou. Tanto a experiência em França como a de Itália são, para Inês Torcato, uma “forma de circular no mundo da moda internacional”, finalizou.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...