quant
Fique ligado

Ano 2012

Incêndio destrói anexo de habitação

Publicado

em

Um incêndio numa habitação, onde vive uma mulher de 87 anos, com mobilidade reduzida, provocou o pânico em S. Mamede.

Os sete elementos dos Bombeiros Voluntários da Trofa (BVT), que se deslocaram, na segundafeira, a uma habitação, na Rua de S. Mamede, na freguesia mamedense, face à Estrada Nacional 318, encontraram o anexo da casa a ser consumido pelas chamas. Albina da Costa e Silva, de 87 anos, com dificuldades de locomoção, tinha sido retirada da habitação pelo genro, Joaquim Oliveira. 

Luba Paulo, que mora no piso superior, apercebeu-se de um “cheiro estranho”, quando decidiu “vir até à rua ver o que se passava”. Foi aí que deu conta das chamas, que estavam a deflagrar no anexo da habitação. Preocupada, foi chamar Joaquim Oliveira, genro da idosa, que, depois de a ter retirado do interior da cozinha, chamou de imediato os Bombeiros Voluntários da Trofa. “A minha preocupação nem foi tirar as coisas do anexo, mas sim tirar a minha sogra de casa e colocá-la lá fora, porque está numa cadeira de rodas. Depois tirei a botija da cozinha, também desliguei a luz e ficamos à espera dos bombeiros”, contou Joaquim Oliveira, afirmando que a senhora não se tinha magoado, apenas se encontrava “assustada”.

No anexo, além de lenha existiam ainda botijas de gás uma cadeira de rodas, que a senhora utilizava para se poder deslocar. O genro não entende o porquê desta situação, pois não tinha nenhuma fogueira no quintal. “Há dias que está muito frio, então fazemos uma fogueirinha (no fogão a lenha da cozinha), pois não pode sair da cozinha e, além disso, tem que ter alguém sempre perto dela”, asseverou. 

João Goulart, comandante dos BVT, informou que foram chamados para o incêndio “no qual existiria uma pessoa no interior” da habitação. Por essa razão, foram deslocados para o local três viaturas: uma de comando, uma de Combate a Incêndios e uma ambulância. Quando chegaram ao local, verificaram que a idosa já tinha sido retirada e procederam à sua avaliação, comprovando que “estava estabilizada”, logo “não havia necessidade de a transportar à unidade hospitalar”. De seguida, procederam ao “reconhecimento e avaliação da situação”. “Houve alguma preocupação, da nossa parte, em retirar algumas botijas de gás, que estavam no interior do anexo e, de imediato, procedemos ao combate bem como à proteção das exposições, nomeadamente, uma habitação. Felizmente, o incêndio foi rapidamente extinto”, garantiu.

O caso foi entregue à GNR da Trofa, que prosseguirá à investigação da origem do incêndio. Para o local deslocou-se, ainda, a Assistente Social da Câmara Municipal da Trofa para avaliar a necessidade de alojar a idosa o que acabou por não ser necessário já que a habitação não foi atingida pelas chamas. A Polícia Municipal esteve no local a orientar a circulação automóvel. 

Entre 1 de janeiro e 15 de fevereiro, os Bombeiros da Trofa receberam pedidos de ajuda para acorrer a 18 incêndios, registando um aumento de 33 por cento em relação ao período homólogo de 2011.

Publicidade

{fcomment}

Continuar a ler...
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Ano 2012

Verbas da Câmara para as obras da Junta tema da Assembleia

Publicado

em

Por

Na sessão ordinária de dezembro da Assembleia de Freguesia de S. Romão foram aprovados o Plano de Atividades e Orçamento para 2013.
Informação sobre a reunião do executivo e membros da Assembleia de Freguesia com Joana Lima sobre as “transferências deliberadas em maio de 2009 e destinadas à remodelação da Casa Quinta de S. Romão” provocou divergências.

(mais…)

Continuar a ler...

Ano 2012

Assembleia de S. Mamede – Documentos previsionais aprovados com abstenção do PSD

Publicado

em

Por

Na sessão ordinária da Assembleia de Freguesia de S. Mamede do Coronado foram aprovadas, com a abstenção do PSD, as propostas para o Plano de Atividades, PPI, Orçamento e Mapa de Pessoal para 2013.

O Plano de Atividades, o Plano Plurianual de Investimentos (PPI), Orçamento e Mapa de Pessoal para 2013 estiveram em discussão na última Assembleia de Freguesia de S. Mamede do Coronado, que decorreu na quinta-feira, dia 20 de dezembro.

(mais…)

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);