quant
Fique ligado

Edição 597

Inauguradas Capelas Mortuárias da Igreja Nova

Avatar

Publicado

em

A Paróquia de S. Martinho de Bougado cumpriu a primeira intervenção na Igreja Nova. As capelas mortuárias já foram remodeladas e inauguradas no domingo, 13 de novembro.

O Bispo Auxiliar do Porto, D. Pio Alves, presidiu à inauguração da remodelação das capelas mortuárias da Igreja Nova de S. Martinho de Bougado. No final da cerimónia, que aconteceu no domingo, 13 de novembro, Luciano Lagoa, pároco de S. Martinho de Bougado, afirmou que foi “uma boa coisa” as obras terem terminado, uma vez que já decorriam desde abril. O projeto é da autoria do arquiteto José Carlos Oliveira e o investimento da paróquia ronda os “cerca de 40 mil euros”.
Na apresentação das obras, em fevereiro, o sacerdote adiantou que esta seria “a primeira intervenção” das várias que serão feitas na Igreja Nova, com o objetivo de “dar um rosto mais digno” às capelas mortuárias. Tratou-se de “uma intervenção superficial ao nível dos revestimentos e acabamentos interiores, procurando “suavizar os contrastes e reforçar a coerência formal e superficial das pré-existências”. Assim, o pavimento e o mobiliário existente foi mantido, tendo sido estucado as paredes e tetos, que foram tingidos de um cinza quente. O lambrim do azulejo foi “ocultado” por outro “em madeira esmaltada”, todas as carpintarias foram esmaltadas de “um branco com gama de cinza” e foi “corrigida a geometria dos espaços dos altares”, que foram reconfigurados.
A Paróquia avisou, no boletim paroquial, que está a realizar a segunda fase do sorteio para angariação de fundos para as obras na Igreja Nova. O sorteio realiza-se a 26 de novembro, durante o jantar de Natal da Paróquia. “Peço a vossa colaboração generosa. Contribuam comprando o máximo possível de bilhetes ou cadernetas. Estas obras servem para dar mais dignidade aos espaços da Igreja Nova”, apelou.
O próximo passo será a requalificação e revitalização dos espaços exteriores da Igreja Nova, para “criar uma envolvência mais digna”, estando a ser desenvolvido “um projeto global para ser executado de forma faseada nos próximos tempos”. A Paróquia pretende ainda requalificar “alguns espaços” da Igreja Nova, como “o Coro Alto e os espaços de apoio (sacristia entre outros)”, bem como “as pinturas e madeiras do interior e os espaços do sacrário e presidência” e a construção de “um espaço para confissões”.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...