quant
Fique ligado

Ano 2007

Idosas assinam BI pela primeira vez

Avatar

Publicado

em

As famalicenses Idalina Lourenço, de 74 anos, e Maria Pereira, de 83 anos, concretizaram terça-feira o sonho de assinar, pela primeira vez, o respectivo nome no bilhete de identidade. As idosas que frequentam o curso de alfabetização para adultos, promovido pela Associação Cultural e Artística de Gavião "Milho d'Oiro", deslocaram-se à Conservatória do Registo Civil de Famalicão para pedir um novo bilhete de identidade, substituindo o carimbo "Não Sabe Assinar" pela sua própria assinatura.

Na presença do presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Armindo Costa, de vários responsáveis pela associação "Milho d'Oiro", familiares e amigos, as duas idosas mostraram-se muito orgulhosas pelo feito alcançado, não escondendo, no entanto, o nervosismo e alguma ansiedade.

Publicidade

Armindo Costa deu os parabéns às duas munícipes, enaltecendo "a força de vontade demonstrada". O autarca salientou ainda que "Idalina Lourenço e Maria Pereira constituem um exemplo para os jovens, que apesar de terem todas as condições para prosseguirem os estudos, optam muitas vezes por desistir".

Armindo Costa mostrou-se muito satisfeito com o significado do momento afirmando "estar muito feliz, por estas duas idosas terem percebido a importância de saber ler e escrever, para o seu dia-adia".

Também, o presidente da Associação Milho d'Oiro, Sérgio Marques, se mostrou muito feliz, referindo que "esta é uma cerimónia fantástica para a associação e alunos". De acordo com o responsável, o curso de alfabetização, que funciona de forma gratuita, sendo ministrado por uma professora voluntária, surgiu no ano passado, como resposta a algumas lacunas nesta área.

As aulas funcionam na sede da Junta de Freguesia de Gavião, e são frequentadas por onze alunos, sendo que a maior parte é candidata à certificação de competências pelo Centro Novas Oportunidades do Citeve.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...