quant
Fique ligado

Ano 2010

Há 8 anos na linha da frente da informação

Avatar

Publicado

em

O Notícias da Trofa comemora oito anos de vida. “Informação clara, isenta e sem tabus” continua a ser o lema deste projecto jovem e com toda a garra característica do povo trofense.

Trezentos. Este é o número de edições passadas desde que a 12 de Dezembro de 2002 duas jovens aventureiras decidiram “soltar as amarras” e avançar para um novo projecto que veio revolucionar a informação no concelho: o jornal O Notícias da Trofa.

Na edição zero, distribuída gratuitamente, com 16 páginas, 2500 exemplares chegaram à casa de muitos trofenses, que naquele dia viram nascer uma nova esperança, rumo ao lema “informação clara, isenta e sem tabus”.

O Notícias da Trofa começou por ser publicado com recurso a apenas dois computadores, uma máquina fotográfica de rolo e um gravador de cassete. No quadro de pessoal, constavam apenas as duas jovens como funcionárias, que contavam com a ajuda de alguns colaboradores.

O jornal começou a ser distribuído quinzenalmente, mas com o crescimento exponencial do projecto cedo foi necessário ir de encontro ao desejo do nosso público: a 26 de Julho de 2007 o NT passou a ser publicado todas as semanas. Com este novo passo, mais uma conquista: o periódico, que antes tinha estatuto local, passou a ser um título regional, reconhecido pela Entidade Reguladora da Comunicação.

Para além disso, o espaço com apenas 20 metros quadrados que albergava a redacção, no rés-do-chão do número 280, na Rua Aldeias de Cima, em Santiago de Bougado, tornou-se pequeno face à expressão do projecto. Em 2008 começaram as obras e rapidamente a pequena redacção foi substituída por um espaço com 300 metros quadrados, com mais condições para os seis funcionários e os restantes colaboradores.

Oito anos, 300 edições, muitas horas de trabalho e milhares de exemplares depois, o Notícias da Trofa é um jornal de referência que entra nas casas dos trofenses, nas lojas do comércio tradicional e em qualquer esquina do concelho e da região.

A cada semana que passa, o número de jornais lidos aumenta e é assim que sentimos a alegria de ver, a cada edição publicada, o reconhecimento e a recompensa da dedicação, do esforço e do trabalho que desenvolvemos.

A vontade de oferecer ainda mais aos trofenses no campo informativo levou-nos à cobertura de momentos que ficaram gravados na memória e também nas nossas páginas. Quem não se lembra da festa da subida do Clube Desportivo Trofense à Primeira Liga, da onda de solidariedade levantada depois de darmos a conhecer as histórias de Luís Paulo e Eduardo, ambos com leucemia a precisar de transplante, a inauguração da nova Estação da Trofa e da Academia Municipal Aquaplace, as vitórias do Clube Académico da Trofa no panorama do voleibol nacional, a ExpoTrofa, a Feira Anual da Trofa, as sucessivas promessas para a vinda do Metro para a Trofa, as ofertas de viaturas aos Bombeiros Voluntários da Trofa, os incêndios, os assaltos, os acidentes nas passadeiras e tantas outras que informaram, alertaram, denunciaram e festejaram.

Publicidade

Na internet o site d’O Notícias da Trofa já recebeu milhões de visitantes e as reportagens lá colocadas desde 2006 já foram lidas mais de nove milhões de vezes.

Sic, TVI, RTP, Jornal de Notícias, Correio da Manhã, Jornal da Madeira, RTP Açores são alguns dos órgãos de comunicação nacionais que procuram O Notícias da Trofa para ficarem a saber todas as novidades sobre um dos mais novos concelhos do país.

Actualmente somos o único jornal do concelho da Trofa, mas prometemos não esmorecer e continuar a surpreender os leitores com as reportagens.

As Notícias da Trofa na televisão

Em Outubro de 2007 anunciámos o projecto TrofaTv, levantando a ponta do véu … “Em 2008 a Trofa vai mudar…”. O projecto televisivo é a mais recente aposta desta equipa jovem, que, mais uma vez, tem conseguido o sucesso.

Este foi o único órgão de comunicação social a transmitir um debate político, em directo, nas autárquicas de 2009, para que todos os trofenses pudessem conhecer melhor os quatro candidatos à Câmara da Trofa em que poderiam votar.

Mas antes, em Julho do ano passado, a TrofaTv já se tinha iniciado nos directos televisivos, através do Parque Nossa Senhora das Dores, na ExpoTrofa. O mesmo projecto manteve-se em Julho de 2010, no mesmo certame, durante nove dias, todas as noites, durante mais de duas horas.

A TrofaTv é já conhecida de todos os trofenses e não só, pelo projecto credível, associado ao jornal O Notícias da Trofa. Até hoje, no site www.trofa.tv já foram visualizados perto de um milhão de vídeos.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...