quant
Fique ligado

Ano 2012

Guidoenses em Fátima

Avatar

Publicado

em

A Comissão Social de Freguesia de Guidões organizou, a 20 de maio, um passeio convívio ao Santuário de Fátima, no qual participaram 110 pessoas. Com a partida de Guidões às 6.30 horas, e depois de uma breve paragem durante a viagem, as mais de cem pessoas chegaram a Fátima. Aí, assistiram à eucaristia das 11 horas, sempre debaixo de muita chuva. Mas a fé não os demoveu de ouvirem a Mensagem de Fátima.

Esta constitui um convite e uma escola de salvação. Foi iniciada pelo Anjo da Paz em 1916 e completada por Nossa Senhora no ano de 1917. Foi vivida de maneira histórica pelos três pastorinhos – Lúcia, Francisco e Jacinta. A Mensagem de Fátima sublinha a oração, o sentido da responsabilidade coletiva, a prática da reparação e a tolerância dos homens.

A aceitação desta mensagem traz consigo um grande simbolismo, um compromisso de fidelidade, inspirando e movendo os homens no exercício dos seus cargos e também das suas funções. Uma mensagem que inspira os governantes, superando as divergências entre eles e governados.

No regresso vieram pela Figueira da Foz e pararam para lanchar no parque da Gala, muito bem cuidado, com uma enorme zona verde, com todas as condições para se lanchar e acabar com as coisas boas que cada um levava para a sua merenda. Como a alegria também faz parte da Mensagem de Fátima, houve ainda tempo para um pezinho de dança e uns toques de cantar ao desafio. 

O vice-presidente da Câmara da Trofa, José Magalhães Moreira, também foi convidado por ser presidente do CLAS (Conselho Local de Ação Social) do qual a Comissão Social de Freguesia (CSF) também faz parte e por ser um amigo especial da CSF de Guidões. Magalhães Moreira lembrou que “atravessamos um tempo de preocupações, mas sendo este também o tempo de encontro de uns com os outros, para todos nos abrirmos à mesma causa, podendo ajudar aqueles que realmente são mais desfavorecidos.” Já o presidente da CSF de Guidões, José Fernando, deixou também a mensagem de que “todos são chamados para um trabalho social, para se poder fazer sempre mais e melhor”.

Todas as instituições e associações da freguesia fazem parte da Comissão Social de Guidões e é-lhes prestado todo o apoio necessário.

José Santos
Manuel Araújo

 {fcomment}

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...