quant
Fique ligado

Edição 552

Grupomar aposta na internacionalização

Avatar

Publicado

em

É atualmente uma das maiores empresas nacionais de comércio de bacalhau seco e demolhado. A Grupomar está sediada no concelho de Vila Nova de Famalicão e prepara-se para um projeto de expansão internacional.

Durante os anos 80, Fernando Roldão, transmontano de origem e atualmente um dos três sócios da empresa, decidiu apostar em Vila Nova de Famalicão para lançar um negócio num setor da economia, que, na altura, tinha pouca expressão no concelho.

Publicidade

Arriscou a constituir a empresa por terras famalicenses, para aproveitar a localização estratégica do território, que serve de base para a distribuição nacional de bacalhau.
Com um “recorde de cinco mil toneladas de bacalhau vendidas este ano”, que representam “30 milhões de euros de faturação”, a Grupomar, marca da Cachide & Roldão, vai iniciar, em 2016, um investimento de “oito milhões de euros”, que vai permitir à empresa reforçar o volume de vendas para o exterior, podendo assumir desta forma um maior protagonismo no contexto nacional e internacional.

Para que tal aconteça, prevê-se a construção de uma nova unidade industrial, num terreno próximo às atuais instalações, na Zona Industrial de Vilarinho das Cambas, que deve estar concluída em 2017, proporcionando “a criação de 60 novos postos de trabalho, a somar aos atuais 27”.

“Este novo investimento vai arrancar num ano especial, pois a empresa comemora vinte anos e sucede a outro que ficou concluído este ano e que consistiu na ampliação das instalações, no valor de um milhão de euros”, referiu Fernando Roldão durante mais uma visita do roteiro Famalicão Made IN, que se realizou na manhã de segunda-feira, 21 de dezembro.

A Grupomar vende para a Europa, África e América, sendo que no Brasil foi constituída em 2013, a Marnobre, que comercializa o bacalhau da Grupomar.
Recentemente foi ainda adquirida uma participação na empresa norueguesa Aalesund Seafood, com o objetivo de potenciar a aproximação a outros mercados e clientes.

A propósito da internacionalização da empresa, Fernando Roldão afirmou que “o próximo objetivo é reforçar as exportações, que atualmente representam 25 por cento do volume de negócios, para 50 por cento”.

Paulo Cunha, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, afirmou que o sucesso desta empresa “é a demonstração de que Famalicão é um território fértil onde os projetos empresariais podem vingar e ser bem-sucedidos”. O autarca famalicense mencionou que vê com “enorme satisfação” os novos projetos da Grupomar.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...