quant
Fique ligado

Edição 555

Grupo reviveu espírito natalício no Coronado

Avatar

Publicado

em

Cantares menino Rancho Vale do Coronado 26

Cantares menino Rancho Vale do Coronado 26

Numa aldeia do Coronado, a comunidade prepara-se para “uma grande festa”: o Natal. Enquanto as mulheres, de diferentes estratos sociais e idades, vão à Igreja confessar-se, os homens juntam-se no tasco. Chegado ao dia de Natal, as famílias que viviam em quintas recebiam a visita dos “embrechados” que cantavam as boas festas para receber a sua consoada. Durante a festa de Natal, a comunidade não se esquecia de ir à Igreja cantar ao Menino, fechando esta quadra com o cântico aos Reis. Com o evento “Uma Estrela no Céu – Comunidade, Lar, Religiosidade”, o grupo de Danças e Cantares do Vale do Coronado decidiu “retratar a preparação do povo para uma grande festa, envolvendo a religiosidade dos comportamentos na aldeia”, com o objetivo de “mostrar toda uma envolvência de uma comunidade do Coronado na quadra Natalícia, desde o Advento até aos Reis”.
O espetáculo, que se seguiu a um jantar de feijoada, contou ainda com as atuações do Rancho Etnográfico de Santa Maria de Touguinha (Vila do Conde) e o Grupo Regional de Pampilhosa do Botão (Mealhada).
Depois de ter sido “o primeiro grupo a revitalizar os Cantares ao Menino no Coronado”, Ricardo Oliveira, presidente do grupo de Danças e Cantares do Vale do Coronado, quis “elevar a fasquia” e colocar “na prática” o resultado das recolhas e pesquisas que têm efetuado desde a fundação do grupo. “Só” para preparar o cenário, constituído por uma Igreja, um cruzeiro e cozinha antiga, o grupo precisou de “quase duas semanas”. “Penso que conseguimos superá-la e que, numa próxima vez, vamos elevá-la ainda mais, para cada vez mais demonstrar a génese verdadeira do folclore, que é muito para além de dança e canto, e também toda a envolvência e espírito do lugar”, declarou.
O presidente explicou que decidiu promover esta iniciativa e “marcar pela diferença”, uma vez que “outros grupos decidiram aderir à moda dos Cantares ao Menino”, acabando por “não ser interessante” ter “vários grupos a fazer a mesma coisa”. “Entendemos que devíamos fazer uma retratação de vários textos que ficavam por expor. Nos Cantares ao Menino as pessoas que iam à igreja o que faziam? Sentir-se-iam bem lá dentro? Estavam preparadas espiritualmente para? Decidimos recriar esses espaços, como a ceia de Natal e os comportamentos, porque o Natal não se cantava só na Igreja”, completou.
Numa próxima vez, Ricardo Oliveira promete que vai “mesmo arriscar em retratar até ao mais ínfimo pormenor o que é a quadra natalícia”.
Conselheiras técnicas da Federação de Folclore Português estiveram presentes nesta iniciativa e, no final, transmitiram a Ricardo Oliveira que “a ideia foi boa e diferente” e que “o projeto foi bem idealizado”.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...