

Ano 2009
Governo acelerou plataforma de Leixões para compensar atraso na Maia/Trofa
O governo está a acelerar a construção da Plataforma Logística de Leixões como forma de compensar o atraso na construção da plataforma Maia/Trofa, originado por uma nova orientação do seu promotor, a construtora SOMAGUE.
“Enquanto aguardamos que os privados se reorganizem para retomar o projecto Maia/Trofa, estamos a fazer todos os esforços para acelerar a plataforma de Leixões”, afirmou hoje a secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, em declarações aos jornalistas, no Porto.
Ana Paula Vitorino, questionada pela Lusa, frisou que o governo “não quer” que a Área Metropolitana do Porto “fique atrasada” em termos logísticos, pelo que decidiu acelerar a plataforma de Leixões.
A secretária de Estado frisou que a SOMAGUE, promotora da Plataforma Logística Maia/Trofa, não manifestou a intenção de abandonar o projecto, mas “alterou o seu posicionamento” na sequência da crise internacional.
“A empresa teve necessidade de reorientar os objectivos”, afirmou Ana Paula Vitorino, revelando ter “sugerido ao presidente da empresa que procure outros parceiros privados com vista a assegurar a continuidade do projecto”.
“Não baixamos os braços, estamos a apoiar a SOMAGUE para encontrar outros parceiros privados”, afirmou.
A construtora SOMAGUE revelou terça-feira, em declarações à Lusa, ter decidido abandonar o projecto até que a situação se altere, considerando que este projecto “não é rentável” na actual conjuntura mundial.
“A posição da SOMAGUE é que esta plataforma é um projecto com falta de rentabilidade no actual momento de crise mundial”, afirmou uma fonte da construtora.
A Plataforma Logística Maia/Trofa tem um investimento previsto de 232 milhões de euros, dos quais 224 milhões são destinados à construção da plataforma e os restantes oito milhões para a construção dos acessos.
Esta plataforma foi concebida para dar apoio logístico à Área Metropolitana do Porto, sendo também um complemento logístico ao Porto de Leixões.
A sua construção pretende dar um novo impulso ao desenvolvimento económico local e regional, através da reorganização dos fluxos logísticos provenientes da região litoral norte de Portugal, da Galiza e da Beira Alta.
Ano 2009
“Crescer em Família” com a ASAS

“Crescer em Família” é o primeiro encontro da Associação de Solidariedade e Acção Social de Santo Tirso – ASAS que decorre no dia 1 de Outubro, no Auditório da Junta de Freguesia de Santiago de Bougado.
Ano 2009
Santo Tirso debate reconversão urbana

Integrada na Parceria para a Regeneração Urbana para a revitalização e qualificação das margens do Ave na cidade de Santo Tirso (PRU-Margens do Ave), a Fábrica do Teles vai receber um debate sobre a reconversão da paisagem urbana.
-
Trofa3 dias atrás
Acidente na EN104 leva a corte da via por cerca de 3 horas
-
Assinatura em pdf6 dias atrás
Edição 771 do Jornal O Notícias da Trofa
-
Trofa1 semana atrás
Detido homem em Santiago de Bougado por incêndio florestal oriundo de uma queima de fios de cobre
-
Edição 7714 dias atrás
Senhora das Dores com dez dias de festa e andores na rua
-
Trofa5 horas atrás
Viaturas de adeptos de futebol croatas vandalizadas na Trofa
-
Edição 7715 dias atrás
Festa do Melão regressa a Bairros
-
Desporto2 semanas atrás
Manuel Alves homenageia tio no Autódromo Internacional do Algarve
-
Desporto2 semanas atrás
Trofense apresenta-se hoje frente ao Boavista e pode ter novo investidor