quant
Fique ligado

Edição 473

“Foi-nos prometido que as festas serão no Parque”(C/video)

Avatar

Publicado

em

 

A Comissão de Festas de Nossa Senhora das Dores está convicta que o Parque vai estar pronto a tempo das celebrações. Bar “mudou-se” para a sede dos Escuteiros de S. Martinho e abre sexta-feira. Pedro Abrunhosa e Fernando Pereira são cabeças de cartaz da romaria que decorre de 9 a 19 de agosto.

A garantia foi dada pela autarquia à Comissão de Festas de Nossa Senhora das Dores. “Foi-nos prometido que as festas serão no Parque em toda a sua plenitude”, afirmou Alfredo Gomes, presidente da Comissão de Festas, acrescentando que o Parque estará livre para as celebrações e romaria “a partir do dia 31 de julho”. “Se o tempo deixar e se Deus e Nossa Senhora das Dores assim o entenderem”, completou, em forma de prece, em entrevista ao NT e à TrofaTv.

A aldeia de Valdeirigo é a que tem a responsabilidade de organizar as festas este ano. Depois de uma abordagem algo reticente por parte da população, porque “não havia ninguém que desse a cara”, a Comissão de Festas rapidamente ficou preenchida quando “apareceram duas ou três pessoas para trabalhar”. “Agora somos mais de cem. Valdeirigo está empenhado nas festas e vai fazer um brilharete para a Trofa”, revelou Alfredo Gomes.

As festas estão a ser preparadas “de forma consciente”, porque os tempos são de “vacas magras”, mas mesmo com “muitas limitações” serão “dez dias” (de 9 a 19 de agosto) com “muitos pontos altos”, garantiu o presidente da Comissão. Alfredo Gomes recusa-se a estabelecer “o dia do artista”, preferindo usar a expressão no plural, porque não quer “diferenciar” os grupos da terra dos cantores com elevado reconhecimento público. No entanto, é inevitável antever que as atuações de Pedro Abrunhosa, na noite de 14 de agosto, e de Fernando Pereira, na noite seguinte, serão as que mais público vão trazer às festas.

No programa, é proibido esquecer a majestosa procissão, que sai à rua no domingo, 17 de agosto, e das sessões de fogo de artifício, no mesmo fim de semana.

Bar da Comissão de Festas abre esta sexta-feira na sede dos escuteiros

Com as obras ainda longe de acabar, e com o movimento constante de camiões na zona da antiga estação de comboios, a Comissão de Festas teve de pensar numa alternativa. Recorreu aos Escuteiros de S. Martinho de Bougado e, face ao rápido consentimento, começou a montar o bar na sede destes, junto à nova estação de comboios. “Estamos a criar um espaço que poderá ficar para futuro. Estamos num lugar excelente e vamos tentar dar-lhe vida”, salientou Alfredo Gomes.

O bar da Comissão de Festas vai abrir esta sexta-feira e tem já garantida a atuação do humorista Miguel 7 Estacas. Nos planos estão ainda refeições temáticas – no próximo sábado será o leitão e no domingo a feijoada – cujas inscrições estão abertas a todos os interessados.

Em maio, o espaço funcionará às sextas, sábados e domingos, assim como em junho. O bar poderá abrir, noutros dias, quando jogue a seleção” ou “sempre que for oportuno”. No mês de julho, o bar já funcionará diariamente.

A alteração de espaço, decorrente das obras, poderá fazer com que o “orçamento fuja” do que estava inicialmente planeado, referiu Alfredo Gomes. “Não irei revelar o valor do orçamento, mas posso garantir aos trofenses que vamos ser o mais rigorosos que pudermos nos gastos. Temos gente muito trabalhadora na Comissão”, afiançou.

Publicidade

Festa do Espírito Santo não se realiza

As festas do Espírito Santo não vão ser realizadas. Alfredo Gomes pensa que “é a primeira vez” que acontece, no entanto justifica a decisão com as obras que decorrem no Parque Nossa Senhora das Dores. “Há timings para tudo e nós percebemos que o das obras não coincidia com o da festa, que é a 8 de junho. É impossível fazê-la”, adiantou.

ExpoTrofa realiza-se de 5 a 13 de julho

“Não vão existir grandes mudanças” na organização da ExpoTrofa, referiu Alfredo Gomes. A iniciativa, organizada numa parceria entre a Comissão de Festas e autarquia, realiza-se de 5 a 13 de julho, seguindo-se “a Semana da Juventude”, revelou.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...