Os Santeiros de São Mamede do Coronado estão na Grande Final das 7 Maravilhas da Cultura Popular. A arte sacra que se faz no Município da Trofa é uma das candidaturas apuradas para a final que decorre este sábado, 5 de setembro, em Bragança.

A Trofa está entre os 14 Finalistas das 7 Maravilhas da Cultura Popular, representada pela arte dos Santeiros de São Mamede do Coronado.

Os Santeiros de S. Mamede do Coronado são herdeiros de uma longa tradição de artesãos que conheceram grande projeção em 1920, com a criação da escultura de Nossa Senhora de Fátima. Esta que é uma das imagens religiosas mais famosas do mundo, e que já completou 100 anos, nasceu das mãos de um Mestre santeiro de S. Mamede do Coronado, José Ferreira Thedim.

Vote nos Santeiros de S. Mamede do Coronado ligando 760 207 810.

As 7 Maravilhas da Cultura Popular integram um Conselho Científico que selecionou as candidaturas antes da fase da votação popular, composto pela Associação Portugal Genial, o CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património, o Centro Nacional de Cultura, o INATEL, Joana Vasconcelos, a República Portuguesa – Ministério Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e o Turismo de Portugal e conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência, o  Presidente da República. 

Além dos Santeiros de São Mamede do Coronado, da Trofa, que representam o distrito do Porto, estarão a concurso a arte da seda de Freixo de Espada à Cinta (distrito de Bragança), a feira de S. Tiago, na Covilhã (distrito de Castelo Branco), os muros de Pedra Seca, de Porto de Mós (distrito de Leiria), Festa da Bênção do Gado, em Riachos (distrito de Santarém), a Romaria de S. Bartolomeu, de Ponte da Barca (distrito de Viana do Castelo), as festas em Honra da Nossa Senhora dos Remédios, de Lamego (distrito de Viseu). A primeira final já tinha apurado o Bailinho da Madeira, a Festa do Colete Encarnado, o Criptojudaísmo de Belmonte, a Festa da Espiga, a Festa de São João de Braga, a Romaria de São João D’Arga e as Festas de Santo António de Lisboa.

Fonte CM Trofa