quant
Fique ligado

Ano 2010

Festival de Folclore da Trofa internacionaliza-se

Avatar

Publicado

em

 

Rancho Folclórico da Trofa promoveu o IX Festival Nacional de Folclore da Trofa e o I Internacional que se realizou no Parque Nossa Senhora das Dores. Iniciativa juntou centenas de espectadores.

Este ano o IX Festival Nacional de Folclore da Trofa “foi mais vivo”, com mais pessoas a assistir e com um Rancho que trouxe as tradições de Espanha. A iniciativa, que decorreu na noite de sábado internacionalizou-se este ano com a vinda do Grupo Danzas Ximalveira (Pontevedra – Espanha) que surpreendeu tudo e todos com as suas danças, cantares e trajes.

Publicidade

Mas não foi só este o rancho que passou pelo palco instalado no Parque Nossa Senhora das Dores. O Rancho Folclórico da Trofa, anfitrião trouxe ainda o Grupo de Danças e Cantares de Afife (Viana do Castelo – Alto Minho), o Grupo Folclórico e Etnográfico de Alviobeira (Tomar – Ribatejo), o Grupo de Danças e Cantares “As Gamelinhas de Palme” (Barcelos – Baixo Minho) e o Grupo Etnográfico de S. António de Arnilhe (Vila Real de Santo António – Algarve).

“Estamos a tentar todos os anos o melhor possível”, garantiu Alcino Paixão, presidente do rancho anfitrião enquanto via uma das actuações da noite. Satisfeito com a qualidade da apresentação dos diferentes grupos de folclore o responsável revelou a importância da vinda de um grupo internacional à Trofa: “O primeiro Festival Internacional de Folclore honra-nos muito e é também uma das razões para continuarmos a organizar estas iniciativas, para num futuro próximo fazermos melhor”. Esta é, para Alcino Paixão, uma das formas de conhecer “tradições novas” e recolher “novas ideias” para as actuações.

Antes do festival de danças e cantares os grupos juntaram-se à volta das mesas para um jantar convívio. Alcino Paixão aproveitou a ocasião para “agradecer à Câmara Municipal da Trofa, à Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado e a todos aqueles que ajudam o Rancho Folclórico da Trofa”.

Actualmente com 54 elementos, com idades entre os 10 e os 70 anos, o Rancho tem já agendadas diversas actuações. Depois de Setembro, os membro pretendem promover uma nova sessão de fados e, embora sem certezas, Alcino Paixão adiantou ainda que o grupo pretende organizar uma iniciativa para a noite da passagem de ano.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...