Ano 2007
Festa da Páscoa na Trofa
O tempo Pascal é assinalado pela Igreja Católica através de várias cerimonias que recordam o tempo em que Cristo viveu. Nas freguesias de Alvarelhos e Guidões foi recreada Via-Sacra de Cristo até ao Calvário, com cerca de 40 figurantes que percorreram a estrada que liga as duas povoações. A representação dos momentos da Paixão de Cristo foram da responsabilidade dos grupos de jovens das duas paroquias de Alvarelhos e Guidões.

O Compasso, sempre que possível presidido pelo sacerdote, sai das igrejas no domingo de Páscoa rumo às habitações de cristãos, que por sua vez aguardam com alguma ansiedade o "tocar do sino", que anuncia a sua chegada.
Apesar de, em regra geral, a Visita Pascal ser feita no domingo de Páscoa, há casos em que o Compasso percorre as casa dos fiéis, no dia seguinte.
Momentos antes da sua chegada, as famílias fazem ainda um tapete de flores à entrada do portão, em que uns colocam apenas alguns "verdes" e pétalas de rosas e outros preferem esmerarem-se e preparam um tapete com uma cruz desenhada.
Depois do acto de "beijar a Cruz" e da despedida do Compasso, que ruma a outros lares, as famílias, geralmente preferem reunir-se para alguns momentos de convívio, saboreando as amêndoas e outras delícias características da quadra.
A Queima do Judas é um costume de cariz popular, que se realiza no sábado ou no domingo de Páscoa. Apesar de estar a desaparecer, esta tradição ainda se mantém viva na Trofa. Este ano, e organizado pela Associação Cultural e Recreativa do Vigorosa e pelo Salão de Chá Aquário, a queima do discípulo que traiu Cristo, representado por um boneco, teve lugar na freguesia de São Martinho de Bougado, no sábado.

Na segunda Feira de Páscoa a aldeia de Cidai, em Santiago de Bougado, organiza uma festa denominada "Festa da Pascoa de Cidai", com um espectáculo musical que este ano foi de cariz etnográfico com a actuação do Rancho Infantil da Escola de Cidai, Grupo Folclórico de Santa Marta de Moure de Barcelos e o Rancho Etnográfico de Santiago de Bougado.


