quant
Fique ligado

Ano 2010

Férias de en … cantar

Avatar

Publicado

em

hora-de-encantar

 Histórias de encantar, contos e fábulas todas contadas na Hora de en…cantar. A iniciativa decorreu na Casa da Cultura da Trofa durante as duas semanas de férias da Páscoa e o objectivo era animar as crianças e ocupar os tempos livres de uma forma diferente.

O João quer ser jogador de futebol e para garantir a segurança de todos José Manuel diz que vai estudar para ser polícia. A Beatriz vê-se no futuro a ser professora de português e a Joana, oculista. Estes são alguns dos 18 alunos da Escola Básica de Finzes, S. Martinho de Bougado, que de uma forma criativa e espontânea participaram na Hora de en…cantar na Casa da Cultura da Trofa para dar um colorido diferente às Férias da Páscoa.

Participando activamente, foram expressando os seus conhecimentos e gostos. Mas a pedagogia, mascarada pelas fábulas, animou os mais pequenos, que aprenderam verdadeiras lições sobre a língua mordida pelos dentes, o ciclo da água, ou a história da abelha e do cuco.

Mas estes pequenos aprendizes não foram os únicos a participar nas oficinas de expressão teatral e musical na Casa da Cultura. Ao longo de quatro dias, várias crianças dos 3 aos 10 anos integraram a actividade organizada pela autarquia intitulada “Onde levar as crianças nas férias… da Páscoa – Hora de en…cantar”, e que contou com a participação de Ivo Machado, autor de vários projectos ligados à poesia e à canção.

hora-de-encantar

“Eu só canto poesia, não procuro cantar coisas fáceis para entreter crianças, tenho que passar algumas mensagens como foi o caso concreto de hoje que cantei fábulas onde se diz aos miúdos que é preciso ter atenção a algumas coisas que acontecem na nossa vida”, afirmou Ivo Machado, dinamizador da iniciativa.

“A cultura é o motor do desenvolvimento de um país” e para Ivo Machado a aposta da Trofa nas artes garante que as crianças percebam a importância da música, da leitura, da poesia e da cultura.

Ciente desta realidade, Assis Serra Neves, vereador da Cultura da Câmara Municipal da Trofa, garantiu a aposta na cultura “dentro das possibilidades”. A vinda de mais de 50 crianças à Casa da Cultura, durante as férias da Páscoa, deixou o vereador, Assis Serra Neves, satisfeito com a aposta: “A primeira razão é a ocupação das Férias da Páscoa, mas também ao mesmo tempo para eles ganharem o gosto por estas actividades e pela vinda à Casa da Cultura”.

Durante as férias da Páscoa decorreu ainda um atelier de Barro e Cerâmica para jovens dos 6 aos 16 anos que tiveram a oportunidade de “mexer no barro e apanhar o gosto pela pintura da cerâmica”, adiantou o vereador.

Publicidade

As iniciativas para a dinamização de uma forma pedagógica das férias das crianças vão continuar durante o Verão na Casa da Cultura da Trofa.

 

 

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...