quant
Fique ligado

Ano 2007

Feira Anual com balanço positivo

Avatar

Publicado

em

Durante quatro dias dezenas de expositores e milhares de visitantes animaram a 61 edição da Feira Anual da Trofa que decorreu de 1 a 4 de Março no Recinto da Feira e Mercado da Trofa. Os deputados da Subcomissão Parlamentar de Agricultura estiveram durante roda a tarde de sábado a visitar o certame.

  "Hoje entreguei muitos prémios aos criadores de animais mas, se pudesse premiava o presidente da Junta de Freguesia, José Sá, pelo excelente trabalho que está aqui plasmando nesta Feira". Foi desta forma que Miguel Ginestal, presidente da Subcomissão Parlamentar de Agricultura reconheceu o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela autarquia na organização da Feira Anual.

 Ginestal mostrou-se satisfeito com a forma como os expositores definiram este certame. "Segundo as pessoas com quem fui falando e das informações que tenho, esta Feira está a crescer e os expositores já manifestaram vontade de voltar para o ano. É um sinal muito positivo, numa altura em que nos preparamos para utilizar dois instrumentos financeiros determinantes para os próximos sete anos entre 2007 e 2013. Falo do QREN e do Programa de desenvolvimento rural, que vai ter medidas especificas que vão potenciar em primeiro lugar as fileiras estratégicas da agricultura portuguesa e uma dessas fileiras é a pecuária", avançou o deputado.

Por seu lado José Sá, presidente da Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado, responsável pela organização do certame estava satisfeito com a forma como decorreu a edição 2007 da Feira Anual que apesar da chuva que caiu foi "um sucesso", frisou. Sá considerou que "esta edição da Feira é a melhor de todos os tempos não só a nível de expositores presentes mas sobretudo no que diz respeito à qualidade e diversidade do programa que este ano apresentou algumas actividades inovadoras". José Sá ressalvou ainda o aumento do numero de expositores e de animais inscritos afirmando que "neste certame não tivemos sequer um metro de espaço vago e tivemos inclusivé de recusar algumas solicitações devido a falta de espaço.

Além dos concursos das raças Minhota e Barrosã, do concurso de raças autóctones e das dezenas de provas equestres, decorreu pela primeira vez o concurso nacional da raça Holstein Frísia cujo juiz foi o canadiano Rolland Dubois que em declarações ao NT se mostrou muito surpreendido pel a qualidade dos animais a concurso que segundo ele "surpreenderam-me pela positiva já que são animais de grande porte e com características muito particulares". Assim o Juiz escolheu como melhor animal a concurso uma vaca da exploração de Luís Filipe Couto Reis, da Trofa, que pela primeira vez na Feira Anual da Trofa, arrecadou o premio de Vaca Grande Campeã.

De acordo com Bernardino Vasconcelos, presidente da Camara Municipal da Trofa, a Feira Anual tem vindo a crescer todos os anos e é já reconhecida a nível internacional, por exemplo na vizinha Espanha, o que é para nós motivo de orgulho. Além disso o dia dedicado às escolas do concelho trouxe mais de mil crianças à Feira, muitas delas pela primeira, dando-lhes assim oportunidade de ver de perto os animais.

A chuva que caiu durante o fim-de-semana não conseguiu estragar esta grande exposição de alfaias agrícolas e animais e apesar da tempestade que se abateu sobre o recinto na manha de domingo, o maior numero de visitantes da Feira acabou mesmo por se deslocar á Feira durante a tarde.

Para o próximo dia 25 de Abril, e ainda no âmbito do programa da Feira Anual da Trofa está marcada a Corrida de Cavalos a Galope a contar para o campeonato Nacional da modalidade.

José Sá espera que milhares de pessoas, à semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, acorram à Trofa para assistir a esta prova.

 

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...