Ano 2007
Feira Anual com balanço positivo
Durante quatro dias dezenas de expositores e milhares de visitantes animaram a 61 edição da Feira Anual da Trofa que decorreu de 1 a 4 de Março no Recinto da Feira e Mercado da Trofa. Os deputados da Subcomissão Parlamentar de Agricultura estiveram durante roda a tarde de sábado a visitar o certame.
"Hoje entreguei muitos prémios aos criadores de animais mas, se pudesse premiava o presidente da Junta de Freguesia, José Sá, pelo excelente trabalho que está aqui plasmando nesta Feira". Foi desta forma que Miguel Ginestal, presidente da Subcomissão Parlamentar de Agricultura reconheceu o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela autarquia na organização da Feira Anual.

Por seu lado José Sá, presidente da Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado, responsável pela organização do certame estava satisfeito com a forma como decorreu a edição 2007 da Feira Anual que apesar da chuva que caiu foi "um sucesso", frisou. Sá considerou que "esta edição da Feira é a melhor de todos os tempos não só a nível de expositores presentes mas sobretudo no que diz respeito à qualidade e diversidade do programa que este ano apresentou algumas actividades inovadoras". José Sá ressalvou ainda o aumento do numero de expositores e de animais inscritos afirmando que "neste certame não tivemos sequer um metro de espaço vago e tivemos inclusivé de recusar algumas solicitações devido a falta de espaço.
Além dos concursos das raças Minhota e Barrosã, do concurso de raças autóctones e das dezenas de provas equestres, decorreu pela primeira vez o concurso nacional da raça Holstein Frísia cujo juiz foi o canadiano Rolland Dubois que em declarações ao NT se mostrou muito surpreendido pel a qualidade dos animais a concurso que segundo ele "surpreenderam-me pela positiva já que são animais de grande porte e com características muito particulares". Assim o Juiz escolheu como melhor animal a concurso uma vaca da exploração de Luís Filipe Couto Reis, da Trofa, que pela primeira vez na Feira Anual da Trofa, arrecadou o premio de Vaca Grande Campeã.
De acordo com Bernardino Vasconcelos, presidente da Camara Municipal da Trofa, a Feira Anual tem vindo a crescer todos os anos e é já reconhecida a nível internacional, por exemplo na vizinha Espanha, o que é para nós motivo de orgulho. Além disso o dia dedicado às escolas do concelho trouxe mais de mil crianças à Feira, muitas delas pela primeira, dando-lhes assim oportunidade de ver de perto os animais.
A chuva que caiu durante o fim-de-semana não conseguiu estragar esta grande exposição de alfaias agrícolas e animais e apesar da tempestade que se abateu sobre o recinto na manha de domingo, o maior numero de visitantes da Feira acabou mesmo por se deslocar á Feira durante a tarde.
Para o próximo dia 25 de Abril, e ainda no âmbito do programa da Feira Anual da Trofa está marcada a Corrida de Cavalos a Galope a contar para o campeonato Nacional da modalidade.
José Sá espera que milhares de pessoas, à semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, acorram à Trofa para assistir a esta prova.



