O já virtual tetracampeão nacional FC Porto goleou hoje o Trofense, por 4-1, que, à 29.ª e penúltima jornada da Liga portuguesa de futebol, passou a segurar a “lanterna vermelha”.

À entrada para a 29.ª jornada, e com seis pontos em disputa na Liga, cinco equipas faziam contas no mini campeonato da manutenção, que, com o decorrer dos jogos, acabou por ficar reduzido a apenas quatro.

Rio Ave (27 pontos), Vitória de Setúbal (25), Belenenses (24 pontos) e Trofense (23) adiaram para a última jornada as decisões, acabando a Naval, apesar de ter perdido com a Académica (3-1), garantido a permanência.

O Trofense, “convidado” para mais uma festa do título dos “dragões”, que somaram a 11.ª vitória consecutiva fora, estabelecendo mais um marco histórico, acabou por ser o mais penalizado da ronda.

O encontro terminou com os extremos da Liga a tocarem-se, uma vez que o já virtual tetracampeão FC Porto, que aproveitou para consagrar Ventura e Stepanov, venceu e remeteu o Trofense para o último lugar.

O Belenenses, até então último classificado, obteve um precioso triunfo sobre o também “aflito” Rio Ave (1-0), e passou a “lanterna vermelha” ao Trofense, com um ponto de vantagem e a chama da manutenção acesa.

O Vitória de Setúbal desperdiçou em casa uma oportunidade para alcançar a permanência, já que foi derrotado pelo Leixões, por 1-0, permitindo à equipa de Matosinhos, que teve um início de campeonato espectacular, terminar no sexto lugar.

O Sporting, cumprindo os serviços mínimos, venceu o Marítimo, por 2-1, no Funchal, mantendo a mesma distância de seis pontos para o FC Porto, enquanto o Estrela da Amadora venceu o Vitória de Guimarães, por 1-0.

A 29.ª jornada da Liga fica concluída domingo com a realização dos jogos Sporting de Braga-Benfica, respectivamente quarto e terceiro classificados, separados por quatro pontos, e o Nacional-Paços de Ferreira.

As atenções da Liga estão agora viradas para os jogos da última jornada que envolvem os candidatos a despromovidos: o Trofense joga em Paços de Ferreira, o Belenenses na Luz, frente ao Benfica, o Vitória de Setúbal na Figueira da Foz, com a já tranquila Naval 1º de Maio, e o Rio Ave recebe o Estrela da Amadora.