quant
Fique ligado

Ano 2009

Falta de equipamento TAC limita urgências do Centro Hospitalar Médio Ave.

Avatar

Publicado

em

hospitalfamalicao

As urgências da unidade de Famalicão do Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA) que abriram recentemente, “só o serão verdadeiramente quando tiverem um equipamento de TAC, o que não acontece”, disse, hoje o seu responsável.

O presidente do Conselho de Administração, José Dias disse esperar que a viatura VMER – de emergência médica – entre, em definitivo, ao serviço em Abril e fique localizada na unidade do CHMA, mas lamentou que o mesmo não aconteça com a instalação de um equipamento de TAC – Tomografia Axial Computadorizada, previsto para a Urgência, atrasado por razoes burocráticas.

O gestor hospitalar que falava aos jornalistas durante a visita que os deputados do PS eleitos por Braga à Assembleia da República, hoje fizeram ao serviço, revelou que a ministra da Saúde, Ana Jorge, inaugura, em Abril, as novas urgências médico-cirúrgicas.

O administrador admite que a instalação do TAC nas novas urgências se atrasou, sublinhado que quando chegar “teremos uma verdadeira urgência médico-cirúrgica a funcionar, com tudo o que é necessário, em Famalicão”.

O grupo de deputados socialistas ficou a saber que a instalação daquele equipamento de diagnóstico médico obedece a normas processuais complicadas e que implicam a realização de um concurso internacional para o seu fornecimento.

“Quando o TAC estiver a funcionar será mais rápido o diagnóstico aos casos urgentes”, frisou José Dias. Com um volume de atendimentos muito significativo – ali acorrem urgências não só de Famalicão como de Santo Tirso e Trofa – o administrador refere, de momento, “quando os doentes precisam de um TAC de urgência são encaminhados para o Hospital de São Marcos, em Braga, ou o Hospital de São João, no Porto”.

As novas urgências da unidade de Famalicão do CHMA triplicaram o espaço disponível, a abriram entradas separadas para adultos, e para a urgência pediátrica, bem como para situações de emergência.

 

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...