quant
Fique ligado
hospitalfamalicao hospitalfamalicao

Ano 2009

Falta de equipamento TAC limita urgências do Centro Hospitalar Médio Ave.

Publicado

em

As urgências da unidade de Famalicão do Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA) que abriram recentemente, “só o serão verdadeiramente quando tiverem um equipamento de TAC, o que não acontece”, disse, hoje o seu responsável.

O presidente do Conselho de Administração, José Dias disse esperar que a viatura VMER – de emergência médica – entre, em definitivo, ao serviço em Abril e fique localizada na unidade do CHMA, mas lamentou que o mesmo não aconteça com a instalação de um equipamento de TAC – Tomografia Axial Computadorizada, previsto para a Urgência, atrasado por razoes burocráticas.

O gestor hospitalar que falava aos jornalistas durante a visita que os deputados do PS eleitos por Braga à Assembleia da República, hoje fizeram ao serviço, revelou que a ministra da Saúde, Ana Jorge, inaugura, em Abril, as novas urgências médico-cirúrgicas.

O administrador admite que a instalação do TAC nas novas urgências se atrasou, sublinhado que quando chegar “teremos uma verdadeira urgência médico-cirúrgica a funcionar, com tudo o que é necessário, em Famalicão”.

O grupo de deputados socialistas ficou a saber que a instalação daquele equipamento de diagnóstico médico obedece a normas processuais complicadas e que implicam a realização de um concurso internacional para o seu fornecimento.

“Quando o TAC estiver a funcionar será mais rápido o diagnóstico aos casos urgentes”, frisou José Dias. Com um volume de atendimentos muito significativo – ali acorrem urgências não só de Famalicão como de Santo Tirso e Trofa – o administrador refere, de momento, “quando os doentes precisam de um TAC de urgência são encaminhados para o Hospital de São Marcos, em Braga, ou o Hospital de São João, no Porto”.

As novas urgências da unidade de Famalicão do CHMA triplicaram o espaço disponível, a abriram entradas separadas para adultos, e para a urgência pediátrica, bem como para situações de emergência.

Publicidade

 

Continuar a ler...
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Ano 2009

“Crescer em Família” com a ASAS

Publicado

em

Por

“Crescer em Família” é o primeiro encontro da Associação de Solidariedade e Acção Social de Santo Tirso – ASAS que decorre no dia 1 de Outubro, no Auditório da Junta de Freguesia de Santiago de Bougado.

(mais…)

Continuar a ler...

Ano 2009

Santo Tirso debate reconversão urbana

Publicado

em

Por

Integrada na Parceria para a Regeneração Urbana para a revitalização e qualificação das margens do Ave na cidade de Santo Tirso (PRU-Margens do Ave), a Fábrica do Teles vai receber um debate sobre a reconversão da paisagem urbana.

(mais…)

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também