quant
Fique ligado

Ano 2009

Famalicão em festa com as populares Antoninas

Avatar

Publicado

em

antoninas

antoninas
 Estão aí as Festas Antoninas de Vila Nova de Famalicão, uma das maiores e mais animadas romarias do país. Entre 6 e 14 de Junho, as festas populares em honra do Santo Casamenteiro mobilizam os famalicenses e chamam à cidade milhares de turistas.
Para o presidente da Câmara Municipal, Armindo Costa, “desde finais do século XIX, e embora com algumas interrupções, as Antoninas são, por excelência, as festas do concelho”. “São o grande momento de afirmação da identidade da nossa terra e das nossas gentes”.
Assim, durante os nove dias do evento, a cidade de Famalicão é palco de inúmeros eventos destinados a toda a gente, que animam diferentes espaços e cujo ponto alto é a grande noitada de Santo António, de 12 para 13 de Junho, com as Marchas Populares. Um grandioso desfile alegórico atravessa o centro da cidade até ao estádio Municipal, espalhando cor, alegria e vivacidade pelas ruas, numa animada e saudável disputa entre as treze associações participantes. Mas em Famalicão, as Antoninas também são das crianças, e são elas que protagonizam um dos momentos mais bonitos e encantadores do evento, com as Marchas Infantis, no dia 9, terça-feira.
Na noite do dia 10 de Junho, Dia de Portugal, é a vez do Cortejo Histórico percorrer as ruas da cidade. Este ano o Cortejo terá como tema “Momentos Notáveis do Velho Continente”, resultando numa verdadeira apologia da diversidade cultural ligada pela História, pelo Teatro e pela Música.
As Rusgas Populares, as Fogueiras e as Cascatas de Santo António são outros dos momentos tradicionais do evento, aos quais se juntam as cerimónias religiosas com destaque para a procissão e distribuição do Pão de Santo António (dia 13).
A festa faz-se nas ruas, onde o perfume dos manjericos se confunde com o da sardinha assada na brasa ou das fêveras de porco. Come-se o caldo verde e bebe-se o vinho tinto do pipo. A festa dura toda a noite e, um pouco por toda a cidade, há música, bailaricos e arraiais populares.
Assim, para Armindo Costa “festejar as Antoninas é, acima de tudo, defender o nosso património mais genuíno, recordar tradições ancestrais e viver os costumes que fazem parte da nossa memória colectiva”.
 
SANTOS E PECADORES COM ENTRADA LIVRE
 
A música é também um dos pontos fortes das festas de Vila Nova de Famalicão, sendo de destacar o concerto da banda de rock nacional “Santos e Pecadores”, com entrada livre, que encerra as festividades no dia 13, pelas 21h30, no Estádio Municipal.
Ainda antes, no dia 9, pelas 22h00, o Estádio Municipal irá receber um grandioso espectáculo, com a actuação dos “Anjos” e da banda cubana “Orishas”. As crianças até aos 10 anos têm entrada livre. Os bilhetes comprados antecipadamente custam 10 euros, no dia do concerto tem um custo de 12 euros.
Mas a música passa também pela Praça D. Maria II, onde haverá animação musical diária, a cargo da “prata da casa”.
 
FESTA DO ATLETISMO NAS ANTONINAS
 
A grande novidade das Festas Antoninas deste ano vai, no entanto, para a inclusão do X Grande Prémio de Atletismo Famalicão-Joane, na programação das festividades.
“Esta é uma excelente forma de celebrar os 10 anos desta grande prova, que é já uma marca de Famalicão no país”, refere a propósito Armindo Costa.
Promovido pela Associação Teatro Construção, o Grande Prémio é uma das maiores provas nacionais de atletismo, movimentando vários milhares de atletas profissionais e amadores. A prova desenvolve-se numa extensão de 10 quilómetros e é apoiada pelo Município famalicense.
Em simultâneo, a Associação Teatro Construção organiza ainda o VII Vermoim-Joane e o II Bike Tour Famalicão Joane, duas provas destinadas a todos os que, não reunindo as condições para a prova de atletismo, queiram participar nesta grande festa desportiva.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...