quant
Fique ligado

Ano 2010

Famalicão debate importância dos Boletins Culturais no estudo da história local

Avatar

Publicado

em

Museu-Bernardino-Machado

Museu-Bernardino-Machado

O historiador e académico José Viriato Capela é um dos conferencistas convidados do colóquio nacional “Os Novos Caminhos da História Local e Regional”, que decorre no próximo dia 24 de Setembro, no Museu Bernardino Machado, em Vila Nova de Famalicão.

A iniciativa, que assinala os 30 anos de publicação do Boletim Cultural famalicense, tem como objectivo debater o papel desempenhado pelos municípios na renovação da história local e regional. Assim, para além de Viriato Capela, que irá debater o tema “As revistas fundadoras do regionalismo 1922-1974”, o colóquio conta ainda com as participações de Isabel Drumond de Braga, da Universidade de Lisboa, para dar a conhecer as “Antigas e Novas Revistas de História Regional e Local” e Pedro Gomes Barbosa, director dos cursos de mestrado da Faculdade de Letras de Lisboa, que irá abordar “A Universidade e os Municípios: história de uma colaboração”. Para além dos conferencistas, participarão ainda no debate diversos directores de revistas e boletins culturais de várias cidades do país, como da Brigantia, de Bragança, Bracara Augusta, Revista de Guimarães, entre outras. Será também apresentado um estudo analítico das três séries do Boletim Cultural de Vila Nova de Famalicão. Paralelamente será organizada uma exposição com os Boletins e Revistas culturais editadas pelos municípios portugueses, com todos os números do Boletim Cultural famalicense.

O primeiro número do Boletim Cultural de Famalicão foi publicado em Novembro de 1980, alcançando, desde então, uma edição regular, abordando temas da história local em áreas como a literatura, a sociologia, a economia e a política. Para além da publicação de artigos de opinião, o Boletim Cultural conta com a colaboração de investigadores das várias Universidades portuguesas na produção de diversos estudos académicos. Neste âmbito, segundo o presidente da Câmara Municipal, Armindo Costa, “o Boletim Cultural de Famalicão, um dos mais antigos entre as autarquias portuguesas, desempenha um papel importante no desenvolvimento dos estudos da história local”. Para o autarca a organização do colóquio nacional “acentua, assim, a ambição de estudar e avaliar o papel dos boletins culturais no desenvolvimento da historiografia local e regional, contando com o contributo de reputados investigadores”.

 

“OS NOVOS CAMINHOS DA HISTÓRIA LOCAL E REGIONAL”

Dia 24 | Sexta-feira | Museu Bernardino Machado

PROGRAMA

Sob a coordenação científica de José Viriato Capela da Universidade do Minho, este colóquio vai reunir um conjunto de especialistas no campo da historiografia de diferentes Universidades e estudiosos das principais revistas, e boletins municipais.

10h00 Abertura, pelo senhor Presidente da Câmara Municipal, Armindo Costa seguido de uma Saudação do Presidente da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, Fernando Ruas.

Publicidade

10h15 “As revistas fundadoras do regionalismo 1922 – 1974”, José Viriato Capela, Universidade do Minho.

11h30 “Antigas e Novas Revistas de História Regional e Local: Objectivos e Alcances”, Isabel Drumond Braga, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

12h30 Debate

15h00 “A Universidade e os Municípios: história de uma colaboração”, Pedro Gomes Barbosa, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, director dos mestrados de história local e regional.

16h00 Debate

17h00 As experiências das revistas “Brigantia”, pela directora Ana Maria Afonso; “Revista de Guimarães”, pelo director Amaro das Neves; “Bracara Augusta”, por Aurélio de Oliveira; algumas revistas vianenses – retrospectiva histórica, por Rui Viana; “Dom Fafes”, por Artur Coimbra; “Boletim da Póvoa de Varzim”, por Manuel Costa; “Boletim Cultural” da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão – três séries: continuidades vs descontinuidades, por Artur Sá da Costa.

18h30 Debate

19h00 Apresentação do Boletim Cultural, nº 5 – III série

19h00 Encerramento, pelo Senhor Vereador da Cultura, Turismo e Freguesias, Paulo Cunha

 

Publicidade

ACTIVIDADES PARALELAS

– Exposição dos Boletins Culturais e revistas publicadas pelos municípios e instituições públicas portuguesas.

– Exposição de todos os números das três séries do Boletim Cultural do município de Vila Nova de Famalicão.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...