quant
Fique ligado

Edição 485

Famalicão com parque para a prática de Street Workout

Avatar

Publicado

em

inauguração-Parque-Street-Workout-98

Autarquia de Vila Nova de Famalicão inaugurou equipamento de Street Workout, no Parque de Sinçães, na segunda-feira.

Força, coordenação e equilíbrio. São estas as palavras-chave do Street Workout (SW), uma modalidade que dispensa ginásios e privilegia o exercício físico ao ar livre e com interação social. Em Vila Nova de Famalicão, os adeptos do SW ganharam um equipamento, montado no Parque de Sinçães, onde poderão aperfeiçoar os exercícios. Como o famalicense Carlos Silva, atual campeão nacional, que não precisa de montar mais estruturas em casa. O atleta, que está inserido na equipa Bar Guardians, considera que esta valência vai permitir “dar a conhecer a toda a população o que é o SW”. “Tudo o que eu sei até agora, aprendi agora. Com estas estruturas, vai ser muito melhor para treinar outros tipos de movimentos”, frisou.

O equipamento está montado no Parque de Sinçães, local que a autarquia também quis potenciar. Para o presidente da Câmara, Paulo Cunha, “todas as ferramentas que se possam colocar no terreno para fomentar a prática do desporto e o convívio com a Natureza são bons investimentos”.

O autarca salientou ainda a possibilidade de o parque ter equipamentos “destinados a todos” e que “qualquer pessoa pode praticar SW” ou então “complementar outra, como o atletismo”.

Foi Carlos Silva que apresentou o projeto para a colocação do equipamento junto da Câmara Municipal. “Espero que as pessoas apareçam, mas acho que vai ter muita adesão”, afirmou.

Bruno Matos, responsável pela comunidade portuguesa de SW, a Pull Up Portugal, enfatizou as características deste equipamento, que “tem custos de manutenção baixos e maior longevidade” que outros menos seguros para a prática da modalidade.
Para Bruno Matos, quantos mais parques de SW forem criados mais crescerá a modalidade. “Desde 2011, quando a modalidade chegou a Portugal com mais expressão, o crescimento tem sido incrível, com inauguração de parques e aumento do número de atletas, equipas e eventos”, referiu.

Um dos grandes projetos da Pull Up Portugal é a organização de um evento internacional em 2015. Através desta associação, os adeptos da modalidade também podem pedir ajuda para criar projetos para a colocação de equipamentos e apresentar aos municípios.

O Street Workout surgiu como uma prática desportiva que fazia uso do mobiliário urbano para a execução de exercícios de força. Atualmente, destaca-se pela combinação de movimentos de força com movimentos de freestyle, que são mais atrativos para o público em geral.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...