quant
Fique ligado

Ano 2007

Famalicão acolhe Festival Nacional de Doçaria Conventual

Avatar

Publicado

em

o Festival decorre na Alameda do Mosteiro de Landim

Perto de meia centena de doceiros provenientes dos mais diversos pontos do país estarão com as suas iguarias ancestrais na emblemática Alameda do Mosteiro de Landim, em Vila Nova de Famalicão, nos próximos dias 25, 26 e 27 de Maio, para mais uma edição do Festival Nacional de Doçaria Conventual e Tradicional.

o Festival decorre na Alameda do Mosteiro de LandimDiversos licores, Ovos-moles de Aveiro, Queijadas de Sintra, Pastéis de Feijão de Torres Vedras, Palha de Abrantes, Toucinho do Céu e Barrigas de Freira são apenas algumas das iguarias que podem ser apreciadas neste festival, proporcionando a todos os visitantes uma fantástica viagem pelos sabores mais tradicionais de Portugal.

Publicidade

"No fim-de-semana mais doce do ano, a gula é uma tentação irresistível", afirma a propósito o presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Armindo Costa. Referindo-se, em particular, ao concurso de doces, que conta com a orientação da Confraria dos Gastrónomos do Minho e com a participação, no júri, dos mais consagrados especialistas nacionais da área gastronómica, o autarca explica que o concurso "pretende aplaudir os inúmeros doceiros que conseguiram manter, até hoje, as preciosas receitas de doces ancestrais, criados no recato dos conventos, e passados de geração em geração, mantendo-se fieis em sabor e qualidade".

Além disso, o Festival de Doçaria Conventual reflecte "uma política de promoção da gastronomia e do turismo cultural, que valoriza aquilo que o município de Vila Nova de Famalicão tem de bom, permitindo que milhares de famalicenses e turistas que nos visitam percorram os múltiplos sabores de Portugal", refere ainda Armindo Costa.

Para adoçar ainda mais o ambiente, a Câmara Municipal está a preparar um programa de animação repleto de iniciativas culturais, com destaque para o concerto de Mafalda Sachetti. A jovem cantora, filha do Cantor Paulo de Carvalho e neta da escritora Rosa Lobato Faria, irá apresentar o seu álbum de estreia intitulado "Imprevisível". Um disco que passeia pelo tango, jazz, blues e que inclui onze temas inéditos. Do alinhamento fazem parte dois temas de Ana Zanatti ("Imprevisível" e "Eterno Desafio") e um do seu pai, Paulo de Carvalho, intitulado "Cretcheu". A animação é, de resto, uma presença constante no recinto do festival, com várias apresentações de teatro de rua, artes circenses e muita música.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...