quant
Fique ligado

Ano 2011

Excelência e conduta cívica distinguidas (c/video)

Avatar

Publicado

em

EB 2/3 de Alvarelhos homenageou alunos com as melhores notas e os que, pela sua conduta cívica, são um exemplo para a comunidade.

As vozes dos elementos da Oficina da Música embelezaram mais uma cerimónia de entrega de prémios de mérito na Escola EB 2/3 de Alvarelhos.

Os melhores alunos, que se destacaram entre o 5º e o 9º ano de escolaridade, foram homenageados numa iniciativa que a direção da escola faz questão de promover todos os anos.

Cátia Machado, uma das jovens distinguidas, lembrou que, para além do valor individual, o sucesso escolar “exige a conjugação de vários fatores”. “Quero agradecer aos nossos pais, porque são eles a base do nosso sucesso. Também os nossos professores têm um lugar de destaque no meu agradecimento. Acredito que só pode haver alunos e escolas excelentes se os professores tiverem oportunidade de colocar em prática a sua excelência na preocupação, na motivação, na forma como nos ensinam a aprender, nos incutem a curiosidade e nos reforçam a confiança nas nossas capacidades”, frisou.

Para além disso, Cátia também agradeceu à direção do Agrupamento de Escolas do Castro, que “tudo faz para proporcionar um ótimo ambiente escolar e uma escola com condições físicas adequadas às necessidades”.

Também o trabalho feito pela escola não foi esquecido pelos encarregados de educação. Álvara Neves estava “muito feliz” pelos filhos terem passado na EB 2/3 de Alvarelhos. “Esta escola integra um espírito de ajuda, de equipa, de trabalho, com um corpo docente que tem trabalhado de forma brilhante”, afiançou.

Desta vez, os responsáveis do estabelecimento também quiseram reconhecer o trabalho de mérito daqueles que integraram os quadros de excelência por mais de três anos. Para estes alunos, que querem seguir uma carreira profissional ligada à ciência, o prémio foi uma visita ao laboratório farmacêutico da BIAL, em S. Mamede do Coronado.

Mais do que reconhecer os alunos que tiveram boas notas, também é importante homenagear os que tiveram uma boa conduta. Para isso a escola estabeleceu o quadro de valor, para “valorizar aqueles que, com a sua conduta cívica, são motivo de orgulho para a comunidade”, frisou Renato Carneiro, diretor do Agrupamento de Escolas do Castro.

Para a Câmara Municipal, são estes alunos de excelência que são capazes de trazer um futuro de desenvolvimento para a Trofa. “O momento atual exige que tenhamos uma sociedade bem governada e bem estruturada. Para que isso seja possível, temos que construir uma comunidade exigente, qualificada, empreendedora e proativa. Estou convicta que os alunos do Agrupamento de Escolas do Castro representaram um capital social de extrema importância que importa valorizar”, afirmou a presidente Joana Lima.

Publicidade

A autarquia defende um “novo conceito de educação” que “encerra uma visão universal da formação”. “Este conceito inovador implica que as escolas sejam estabelecimentos de ensino de nova geração, corporizando e materializando o novo paradigma de escola, caracterizado pela polivalência dos espaços, congregando a qualidade de oferta educativa e a prestação de serviços à comunidade”, acrescentou.

 

Escola de Alvarelhos bem posicionada no ranking

A EB 2/3 de Alvarelhos é a escola pública da Trofa mais bem posicionada no ranking nacional. Para conseguir a proeza é necessário conjugar “vários fatores”, entre os quais “a dedicação dos alunos” e “proporcionar-lhes um ambiente adequado para progredirem”. “A nossa função é educá-los e não só instrui-los. É preciso socializar e estimular capacidades”, referiu Renato Carneiro.

Também é preciso marcar a diferença com projetos como a Oficina Musical e a CastroTv, apesar das dificuldades “em contabilizar horários de alunos e professores”. “Também temos menos professores nas escolas, não temos horas livres, tudo isto é feito com muita dedicação e esforço por parte das pessoas que integram as atividades que se realizam na escola”, concluiu.

 

Quadro de valor

Sara Afonso (4º)

Simão Moura (4º)

Ana Carolina Santos (5º)

Publicidade

Ana Margarida Oliveira (5º)

Cristiana Silva (6º)

Ana Luísa Costa (8º)

Isabel Silva (9º)

Tânia Quintas (9º)

 

Quadro de excelência

5º ano

Ana Carolina Santos

Inês Moreira

Publicidade

Tiago Costa

Beatriz Freitas

Diogo Carvalho

Eduardo Amorim

 

6º ano

Andreia Dias

Inês Moreira

Inês Dias Azevedo

Mariana Serra

Publicidade

Rita Rocha

Rogério Machado

Afonso Pinto

Ana Cristina Torres

Maria Matos Maia

Patrícia Martins

Pedro Campos

Cristiana Silva

Paula Oliveira

Xavier Campos

Publicidade

 

7º ano

João Moura

Sara Silva

Daniela Oliveira

Ana Catarina Maia

Juliana Sá

Rita Ribeiro

 

8º ano

Publicidade

Ana Isabel Santos

Inês Amorim

Raquel Santos

Patrícia Sendas

Adriana Marques

Cátia Machado

Ana Luísa Costa

Ana Catarina Andrade

 

9º ano

Publicidade

Alexandra Freitas

Ana Lídia Neves

Rita Gomes

Rui Oliveira

Carina Vieira

Pedro Martins

 

{fcomment}

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...