quant
Fique ligado

Edição 449

Etnográfico de Santiago assinalou 8º aniversário

Avatar

Publicado

em

 

O Rancho Etnográfico de Santiago de Bougado festejou o 8º aniversário no dia 16 de novembro, com um lanche-convívio.

“Temos feito o que é possível e levado bem longe a bandeira da nossa freguesia e do nosso concelho”. Nas comemorações do aniversário do Rancho Etnográfico de Santiago de Bougado, o presidente Fernando Monteiro fez um balanço “positivo” dos oito anos de vida da coletividade.

No dia 16 de novembro, os elementos do Rancho e direção celebraram esta data com uma missa na Igreja Matriz de Santiago de Bougado, seguindo-se um lanche com castanhas, figos e jeropiga, na escola básica de Cedões, na mesma freguesia, que foi animado pela música dos Cantos d’Outrora. O bolo de aniversário também não faltou, acompanhado pelo espumante.

O presidente do Rancho está satisfeito pelo trabalho desenvolvido ao longo destes oito anos, em que se tem feito “o que é possível, contribuindo para as festas da freguesia, através dos protocolos com a Câmara Municipal da Trofa e Junta de Freguesia”.

Para o futuro, Fernando Monteiro espera uma “continuação” do que tem sido o projeto, contando já com “bastantes saídas” para a próxima época com “12 confirmadas” e o “festival concelhio”.

No dia 6 de dezembro, a direção do Rancho Etnográfico vai a eleições. O presidente declarou que “já quis entregar” a pasta, mas “a pedido” dos elementos está em condições para “continuar”.

Nos próximos meses, o grupo vai “bater a sapatilha” e percorrer a freguesia no habitual “porta a porta” a cantar as janeiras, “único meio de angariação de fundos” do Rancho. Para o dia 12 de janeiro de 2014 está marcado um Encontro de Janeiras, que vai contar com as atuações do Rancho Etnográfico da Touguinha (Vila do Conde), Rancho Folclórico de Gens (Gondomar) e Rancho Etnográfico de Coimbra, que, segundo Fernando Moreira, é o que “melhor canta a nível nacional”.

O festival do Rancho Etnográfico está previsto para o dia “19 de julho, no Adro da Capela da Senhora da Livração”, local que o viu nascer.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...