quant
Fique ligado

Edição 606

Este domingo há festa de S. Gonçalo

Avatar

Publicado

em

É a primeira romaria do concelho e aquela que atrai milhares de romeiros para provar o rojão e o vinho novo e para puxar a bengala de S. Gonçalo.
A Capela de S. Gonçalo, em Covelas, é o epicentro desta romaria. Durante quatro dias, são muitos os romeiros que aqui se deslocam, para cumprir a tradição de comer o rojão, acompanhado pelo vinho novo. E quem quer arranjar marido/esposa, aproveita esta romaria para puxar a bengala de S. Gonçalo.
O ponto alto da festa é no domingo e são muitos os romeiros que se deslocam a Covelas. Há Eucaristia de Ação de Graças ao Mártir S. Sebastião, na Igreja Matriz, pelas 8 horas, e uma missa em honra de S. Gonçalo, pelas 10 e 11.30 horas, na Capela. A animação deste dia vai estar a cargo da Banda Filarmónica S. Mamede de Ribatua, a partir das 9 horas, e pela Banda Bombeiros Voluntários de Leça, a partir das 14.30 horas. Para as 15.30 horas, está marcada a celebração da Palavra, seguida da procissão em honra de S. Gonçalo.
Mas a festa começa esta sexta-feira, com um espetáculo de folclore, pelas 22 horas. No dia seguinte, o grupo de Zés P’reiras vai anunciar o início das festividades a partir das 8.30 horas. Está marcada uma Eucaristia de ação de graças pelos Gonçalos, pelas 12 horas, e uma missa vespertina pelas 18 horas. a animação continua pelas 21 horas, com o espetáculo musical da banda Terceira Dimensão, terminando com uma sessão de fogo de artifício. Já na segunda-feira ainda há uma eucaristia e procissão de voto, pelas 9 horas, na Capela de S. Gonçalo. Às 15 horas há ainda espetáculo musical pelo grupo Sons e Cantares do Ave.

ACRABE e Clube de Campismo organizam caminhadas ao S. Gonçalo
A Associação Cultural e Recreativa da Abelheira (ACRABE) organiza uma caminhada ao S. Gonçalo, com saída do bar da coletividade pelas 9 horas de domingo. Após a chegada, está a ser preparado um almoço. A ementa é constituída por entradas, prato principal (feijoada à transmontana e rojões), bebidas (vinho, refrigerantes e águas) e sobremesas.
As inscrições decorrem até esta sexta-feira, 20 de janeiro, e podem ser feitas no bar da associação ou através do número 252 418 177.
Também as Secções de Pedestrianismo dos Restauradores da Granja de Fafe e do Clube de Campismo da Trofa começam o calendário de atividades de 2017 com a realização do Trilho de S. Gonçalo. “A proposta é percorrer o caminho que vai da nova estação ferroviária da Trofa à Capela de S. Gonçalo, em Covelas, construída nos finais do séc. XIX, a expensas do Conde de S. Bento”, anunciou a organização, que agendou a concentração para as 10 horas e partida em direção a Covelas cerca de um quarto de hora depois. A distância do 12 quilómetros será percorrida por um percurso de grau de dificuldade “fácil a médio” durante quatro horas. A inscrição é gratuita e pode ser feita através de contacto telefónico 963 215 968 (Nelo Lobo), 939 253 134 (Américo Lapa), 917 531 913 (António Sá) ou 914 163 951 (Serafim Teixeira) ou por email para ccampismotrofa@gmail.com ou restauradoresdagranja@gmail.com.
A organização propõe ainda um lanche partilhado – “leva o teu come o de todos” – no final da atividade, com oferta do tradicional caldo de nabos.
É aconselhado o uso de vestuário e calçado confortável e quente, assim como “da máquina fotográfica e boa disposição”.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...