quant
Fique ligado

Edição 617

Este domingo é dia de Ramos

Avatar

Publicado

em

Quando se aproximava de Jerusalém, Jesus enviou dois discípulos até uma aldeia para que trouxessem uma jumenta que estaria presa. E foi em cima da jumenta, que Jesus entrou em Jerusalém. Pelo caminho, muita gente estendia as suas vestes ou ramos de árvores. A sua entrada em Jerusalém marca o início do período conhecido como Paixão, que culmina com a crucificação e ressurreição de Jesus.
O momento é retratado no Domingo de Ramos, que este ano se realiza a 9 de abril, em que crianças e adultos participam na eucaristia com um ramo de oliveira que, depois de benzido é entregue aos padrinhos.

Paróquias de Alvarelhos Covelas e Guidões
Na Paróquia de Alvarelhos, a bênção dos ramos começa pelas 9 horas no cruzeiro, seguindo-se a celebração na Igreja Paroquial. Já pelas 15.45 horas, há bênção dos ramos na Capela de Santa Eufémia. Em Covelas, a celebração da bênção dos ramos está marcada para as 9 horas, na Igreja Paroquial, enquanto que em Guidões se realiza pelas 10.30 horas, na Igreja.

Paróquias de S. Cristóvão do Muro, S. Mamede e S. Romão do Coronado
A bênção dos ramos no Muro começa junto ao cruzeiro, pelas 9 horas de domingo. A comunidade sai em direção à Igreja Paroquial, onde será celebrada a eucaristia.
Já na Paróquia de S. Mamede do Coronado, a bênção dos ramos está marcada para as 10.30 horas de domingo, no Monte das Cruzes, de onde sai a procissão até à Igreja Matriz, onde será celebrada a eucaristia.
A eucaristia da celebração do Domingo de Ramos em S. Mamede do Coronado está marcada para as 14.30 horas de sábado, 8 de abril, na Igreja Paroquia. Mas antes, há a bênção dos Ramos junto à Capela de Santa Eulália, pelas 14.15 horas, de onde os paroquianos saem em procissão até à Igreja.

Paróquia de S. Martinho de Bougado
Na Paróquia de S. Martinho de Bougado, a celebração do Dia de Ramos decorre na eucaristia das 11 horas de domingo, na Igreja Nova. A celebração começa no espaço junto à estação de comboios, pelas 10.30 horas, onde será feita a bênção dos ramos. Depois, os paroquianos seguem em procissão até à Igreja Nova, para a eucaristia.

Paróquia de Santiagode Bougado
Já em Santiago de Bougado, a bênção dos ramos decorre no Souto da Lagoa, pelas 11 horas de domingo, de onde a comunidade sai em procissão até à Igreja Matriz para a missa solene do Domingo de Ramos. A Paróquia convida “todas as famílias, crianças e jovens da catequese, os movimentos e grupos paroquiais” a estarem presentes nesta cerimónia, que marca “o início da Semana Santa”.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...