quant
Fique ligado

Ano 2010

Escuteiros marcam Caminho de Santiago

Avatar

Publicado

em

Escuteiros de S. Romão do Coronado colocaram marco de identificação do Caminho até Santiago de Compostela, que passa pela freguesia.

Para deixarem a sua marca no Caminho de Santiago, os escutas de S. Romão do Coronado colocaram azulejos com as indicações ao longo do caminho e no seu início, junto à Capela de Santa Eulália, colocaram um marco em pedra, que foi benzido no último domingo pelo Padre Manuel Domingues.

A ideia surgiu de um grupo de dirigentes escutistas que decidiu fazer a peregrinação de bicicleta até Santiago de Compostela. Perante isto, o agrupamento gostou da sugestão, agarrou a ideia. Uns de bicicleta, outros de autocarro, todos vão participar na peregrinação que tem chegada à cidade espanhola no dia 8 de Maio. Esta iniciativa está inserida num evento organizado pela diocese do Porto, no âmbito do Xacobeo 2010.

Paulo Damasceno, Chefe dos Escuteiros de S. Romão do Coronado, explicou que anualmente “passam muitos peregrinos por este Caminho, que não está devidamente assinalado. Assim decidimos marcar de forma condigna o percurso”.

Na cerimónia de bênção do monumento estiveram presentes alguns populares e, também, aqueles que acompanharam todo o projecto como a Vereadora da Câmara Municipal, Teresa Fernandes, o Presidente da Junta, Guilherme Ramos e António Maia, professor e responsável por “um grande trabalho de pesquisa” sobre o Caminho e a sua história.

A Vereadora, natural daquela freguesia, definiu como “pioneira” a iniciativa do grupo de escutas de S. Romão que, na opinião da autarca, “tem feito um trabalho profícuo no desenvolvimento da nossa freguesia”. “Este trabalho é um marco para a freguesia, pois é um espelho da história”, referiu, ainda, na sua intervenção.

O edil romanense defendeu que esta iniciativa permite “reavivar o passado e, neste caso, com uma simbologia muito grande”. Guilherme Ramos ressalvou, ainda, a importância de “a juventude ter consciência da importância da conservação” da tradição. Aproveitando a cerimónia, o Presidente da Junta deixou a sugestão aos seus colegas autarcas: “No seguimento do que foi feito em S. Romão, as outras freguesias que são atravessadas pelo Caminho de Santiago, poderiam seguir esta ideia, que não envolve grandes meios e que tem um significado muito grande”.

Para que este projecto ficasse completo, faltava, no momento da inauguração, o sinal de trânsito que assinala o Caminho ao longo de todo o percurso, que será colocado pela Câmara Municipal.

 

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...