quant
Fique ligado

Ano 2010

Valores de Abril recordados em S. Martinho

Avatar

Publicado

em

O Largo Costa Ferreira recebeu perto de uma centena de pessoas que se juntaram para comemorar o 25 de Abril

A tradição está a perder-se e já não é o que era. A Praça Vermelha, como muitos teimam ainda em chamar ao Largo Costa Ferreira serviu de palco para as comemorações populares da Revolução dos Cravos.

À hora da Revolução decorria um jogo de futebol importante, o que para Vitor Augusto, um dos responsáveis da iniciativa, é motivo mais que suficiente para explicar que apenas algumas dezenas de pessoas se concentrassem frente ao palco na hora marcada para o início do espectáculo.

A música do Grupo Sons e Cantares do Ave deu os acordes para manter viva a memória da Revolução que marcou a viragem na história de Portugal.

Vitor Augusto explicou que o 25 de Abril “sempre se comemorou” no Largo Costa Ferreira, “desde 1976”. Na altura, as comemorações surgiam de uma forma “esporádica”, em que “um grupo de amigos reunia” debaixo da árvore existente no local e a que chamavam “a nossa azinheira”.

Uma comissão “um pouco ad hoc” decidiu promover uma comemoração do 25 de Abril “mais organizada”. A partir daí, solicitaram apoios, na altura, à Câmara Municipal de Santo Tirso e agora à autarquia da Trofa e há cerca de 20 anos, “teimosamente,” promovem o “arraial popular” para assinalar o 25 de Abril.

Para o organizador, “esta data tem muita importância”, pois viveu “o antes e o pós 25 de Abril”, podendo ser discutível se “estamos melhor ou pior”, mas Vitor Augusto acredita que em alguns aspectos Portugal “está claramente melhor”, “mesmo que alguns dos objectivos do 25 de Abril não se tenham cumprido, por força não só da nossa política nacional, mas também por força da conjuntura internacional”.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...