quant
Fique ligado

Ano 2010

Valores de Abril recordados em S. Martinho

Publicado

em

O Largo Costa Ferreira recebeu perto de uma centena de pessoas que se juntaram para comemorar o 25 de Abril

A tradição está a perder-se e já não é o que era. A Praça Vermelha, como muitos teimam ainda em chamar ao Largo Costa Ferreira serviu de palco para as comemorações populares da Revolução dos Cravos.

À hora da Revolução decorria um jogo de futebol importante, o que para Vitor Augusto, um dos responsáveis da iniciativa, é motivo mais que suficiente para explicar que apenas algumas dezenas de pessoas se concentrassem frente ao palco na hora marcada para o início do espectáculo.

A música do Grupo Sons e Cantares do Ave deu os acordes para manter viva a memória da Revolução que marcou a viragem na história de Portugal.

Vitor Augusto explicou que o 25 de Abril “sempre se comemorou” no Largo Costa Ferreira, “desde 1976”. Na altura, as comemorações surgiam de uma forma “esporádica”, em que “um grupo de amigos reunia” debaixo da árvore existente no local e a que chamavam “a nossa azinheira”.

Uma comissão “um pouco ad hoc” decidiu promover uma comemoração do 25 de Abril “mais organizada”. A partir daí, solicitaram apoios, na altura, à Câmara Municipal de Santo Tirso e agora à autarquia da Trofa e há cerca de 20 anos, “teimosamente,” promovem o “arraial popular” para assinalar o 25 de Abril.

Publicidade

Para o organizador, “esta data tem muita importância”, pois viveu “o antes e o pós 25 de Abril”, podendo ser discutível se “estamos melhor ou pior”, mas Vitor Augusto acredita que em alguns aspectos Portugal “está claramente melhor”, “mesmo que alguns dos objectivos do 25 de Abril não se tenham cumprido, por força não só da nossa política nacional, mas também por força da conjuntura internacional”.

Continuar a ler...
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Ano 2010

Tradição de porta em porta

Publicado

em

Por


O Rancho Etnográfico de Santiago de Bougado mantém viva, ano após ano, a tradição de cantar as janeiras de porta em porta, levando o folclore da região a todas as casas.

(mais…)

Continuar a ler...

Ano 2010

Arte em quatro rodas

Publicado

em

Por

Francisco Maia tem uma oficina de restauro diferente: recupera automóveis antigos há mais de 20 anos.

(mais…)

Continuar a ler...
EuroRegião Talks

Inscrições EuroRegião Talks

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também