Com o intuito de levar a leitura aos mais novos, o Agrupamento de Escolas da Trofa promoveu vários encontros com escritores nas suas bibliotecas escolares.

Pela terceira vez Pedro Seromenho visitou a Escola EB 2/3 Professor Napoleão Sousa Marques. Neste encontro, realizado no dia 13 de Abril, o escritor e ilustrador esteve à conversa com os alunos do 9º ano de escolaridade e falou dos seus projectos para o futuro, nomeadamente, os que estão relacionados com a reciclagem e com a segurança rodoviária. A par disso, Pedro Seromenho exprimiu a sua vontade de criar um Story Book Park, reconhecendo que é um “projecto arrojado”. Este encontro serviu também para o escritor falar sobre o seu novo livro “900-História de um Rei”, que tem como referência os 900 anos do nascimento do primeiro rei de Portugal.

Neste encontro, houve ainda oportunidade para Pedro Seromenho mostrar o seu talento enquanto ilustrador.

No dia seguinte, 14 de Abril, a Escola EB1/JI de Finzes recebeu a escritora Carmen Andrade. A autora apresentou as personagens da sua história “Caretas da Lua”, que fez questão de ler aos meninos daquela escola. De acordo com fonte ligada às bibliotecas escolares, “o encontro foi muito agradável e os alunos gostaram muito”, já que tiveram a oportunidade de cantar e participar num jogo de cariz didáctico, onde tinham de responder a algumas questões.

 

A 16 de Abril, foi a vez dos alunos da Escola EB1 de Paradela conhecerem e conversarem com esta escritora. Para os promotores da iniciativa “este encontro foi ainda mais importante, dado ter sido o primeiro realizado com um escritor nesta escola”. Actualmente, esta escola está a funcionar num armazém, devido às obras de remodelação do edifício da escola, no entanto, “merece toda a atenção” dos promotores dos encontros com escritores realizados nas bibliotecas escolares deste agrupamento.