quant
Fique ligado

Edição 465

Escritor Pedro Leitão esteve reunido com “cerca de 800 alunos”

Publicado

em

Numa “antecipação à Semana da Leitura”, as escolas do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas da Trofa receberam a visita do escritor e ilustrador Pedro Leitão, durante os dias 12 e 13 de março.

“Aguardamos com alegria// a visita do escritor.// Espalha-se a “escritaria”// Em momentos de magia// Pela mão do ilustrador.// São fantásticas leituras// Com muitas aventuras// No vermelhão a viajar// ou na praia a brincar.// A superfamília Leitão// Brinda-nos com emoção// Histórias d’encantar”. Foi desta forma que os alunos da Escola Básica e Jardim de Infância de Finzes, em S. Martinho de Bougado, deram as boas-vindas ao escritor e ilustrador Pedro Leitão que, durante a sessão, viajou com as crianças por uma das suas histórias de banda desenhada, que retratam “as Aventuras de Zé Leitão e Maria Cavalinho”.

Esta foi uma das várias visitas que o escritor e ilustrador fez pelas escolas do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas da Trofa, durante os dias 12 e 13 de março. Segundo Pedro Leitão, as sessões correram “muito bem”, porque “os meninos aderem às histórias com grande entusiasmo”. “Como é banda desenhada, eles ficam focados na imagem que aparece projetada. Aquela energia que eles têm é disciplinada automaticamente, porque eles percebem logo que estão a participar, não são espectadores passivos, eles acompanham a história do princípio ao fim, lendo ou repetindo a leitura que eu faço”, contou, sublinhando que “é fundamental” a leitura, sendo que “quanto mais cedo começarem a ter contacto com histórias e com as leituras melhor”.

A coordenadora das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas da Trofa, Olívia Queiroz, denotou que, com estas visitas, se pretende “promover nos alunos o gosto pela leitura e o contacto com os livros e com escritores”. “O balanço desta atividade é muito positivo. Este impacto é visível no número de requisições de leitura e no número de livros adquiridos”, sublinhou.

Além da Escola Básica de Finzes, Pedro Leitão visitou as de Cedões, Paranho e Lagoa, abrangendo um “total de cerca de 800 alunos”, que “ouviram com atenção, fizeram muitas perguntas e foram surpreendidos pela forma como o ilustrador desenhou numa tela as personagens da família Cavalinho Leitão”.

Já na EB 2/3 Professor Napoleão Sousa Marques, houve “uma sessão diferente”, na qual os alunos tiveram “uma videoconferência, via Skype” com a escritora Maria Teresa Maia Gonzalez. Os “170 alunos” envolvidos nesta atividade leram “uma ou mais obras da escritora, puderam conhecê-la melhor e colocar questões sobre a sua obra”.

Publicidade
Continuar a ler...
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Edição 465

Alunos da Trofa foram campeões no Corta Mato Nacional Escolar

Publicado

em

Por

Corta-mato-escolar

Onze alunos do Agrupamento de Escolas da Trofa obtiveram “bons resultados” no Corta Mato Nacional Escolar, que se realizou nos dias 14 e 15 de março, em Portalegre, no Alto Alentejo.

(mais…)

Continuar a ler...

Edição 465

Mafalda Diogo selecionada para prestigiadas escolas de dança

Publicado

em

Por

Apesar de em 2013 ter entrado numa “prestigiada escola de ballet”, a trofense Mafalda Diogo decidiu terminar o Secundário e, este ano, tentou a sua sorte em três escolas de dança.

(mais…)

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);