quant
Fique ligado

Ano 2010

Escolas da região dão a conhecer saídas profissionais em Famalicão

Avatar

Publicado

em

 

Cerca de uma centena de escolas da região vão apresentar em Famalicão, a oferta formativa existente, encaminhando os jovens estudantes na escolha de um futuro profissional.

 A Feira de Formação e Empreendedorismo vai decorrer no Lago Discount, em Ribeirão, de 14 a 16 de Abril, e é uma das iniciativas de destaque da Quinzena da Educação.

Com a participação de uma centena de instituições da região norte, desde escolas secundárias e profissionais, universidades e politécnicos, forças policiais e militares, a Feira de Formação e Empreendedorismo conta ainda com a promoção de diversas actividades de animação, bem como ateliês, oficinas e workshops lúdico-pedagógicos.

A Quinzena da Educação de Vila Nova de Famalicão é uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal, que vai decorrer de 14 a 24 de Abril.

“Democratizar o ensino e proporcionar a todas as crianças e jovens condições de excelência para a sua formação”, são de acordo com o vereador da Educação, Leonel Rocha, os principais objectivos da iniciativa, que vai envolver todos os agentes educativos desde as escolas, alunos e encarregados de educação.

Entre 19 e 22 de Abril, a Casa das Artes de Famalicão acolhe a II Mostra de Teatro Escolar. O evento que envolve cerca de meio milhar de alunos famalicenses pretende mostrar o trabalho desenvolvido pelas escolas, no campo teatral e artístico. De resto, durante estes quatro dias, sobem ao palco 14 grupos de teatro escolar formados nas instituições.

De acordo, com Leonel Rocha, “esta iniciativa constitui uma excelente oportunidade para as escolas mostrarem que o seu trabalho vai muito além das aulas e das avaliações, mas envolve também o incentivo dos alunos às artes e à cultura”.

Para além destas actividades, a Quinzena da Educação conta ainda com um Encontro Concelhio das Associações de Pais. A iniciativa decorre no Centro de Estudos Camilianos, a 16 de Abril, pelas 18h30. Sob o tema “Que geração estamos a criar”, o encontro contará ainda com a presença do psicólogo clínico de crianças, Guilherme Abreu.

Ainda antes, no dia 14 de Abril, diversos alunos apresentam o seu trabalho no Lago Discount, no âmbito da iniciativa “F1 in Schools”, dinamizado pelo Citeve. O projecto consiste no desenvolvimento, por parte dos alunos e com recurso a software 3D, de carros de Fórmula 1 em miniatura, levando em conta conceitos como a aerodinâmica e o design.

Publicidade

A Quinzena da Educação termina com o Sarau Cultural Inter Escolas, que decorre nos dias 23 e 24 na Casa das Artes. Perto de um milhar de alunos participam nesta iniciativa que se realiza pela terceira vez. De acordo com o vereador da Educação, “este evento tem como objectivo promover, apoiar e valorizar as iniciativas artísticas e culturais das escolas, divulgando o seu trabalho”.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...