quant
Fique ligado

Ano 2009

Escolas básicas de S. Martinho visitaram Parlamento

Avatar

Publicado

em

Ver ao vivo e a cores a Assembleia da República, ver os deputados “a falar e a discutir” e conhecer melhor a capital foram os ingredientes da visita a Lisboa, que fizeram as delícias dos cerca de 180 alunos das escolas básicas de S. Martinho de Bougado.

No dia 3 de Junho, o relógio apontava para as 7.30 horas quando três autocarros partiram da Junta de Freguesia de S. Martinho, repletos de crianças das escolas EB1 de Esprela, Finzes e Paranho, que se preparavam para passar um dia em grande na capital.

Depois de uma viagem animada, com os mais pequenos entusiasmados e a cantarolar, chegara a hora de conhecer um dos edifícios mais importantes do país: a Assembleia da República.

Rita e Samuel, ambos com 9 anos e oriundos da EB1 do Paranho, partilhavam a opinião sobre o que mais gostaram da visita. “Ver os deputados a falar e a discutir” e “conhecer melhor Lisboa”.

Também Patrícia e Tomás, da EB1 de Esprela 2, renderam-se ao encanto do edifício do Parlamento. Pela primeira vez na Assembleia da República, os alunos gostaram do que viram e garantiram ter “adorado” a visita.

Dando continuidade ao projecto iniciado no ano passado, José Sá, presidente da Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado, acompanhou as crianças rumo a Lisboa. “Procurei organizar esta viagem para dar a oportunidade aos miúdos das escolas de fazer uma visita à nossa Assembleia da República, onde trabalham os órgãos que nos regem, que nos ditam as leis, o que penso que é muito agradável para as crianças”, afirmou ao NT/TrofaTv. Enquanto estiver à frente dos destinos de S. Martinho, José Sá garante que irá realizar esta viagem dirigida aos alunos das escolas da freguesia. “Irei-me empenhar e dar sempre esta oportunidade às nossas crianças, porque acho que é uma visita que se pode considerar também de estudo e de formação para os longos anos que as nossas crianças hão-de viver”, sublinhou.

Para Joana Lima, deputada socialista no Parlamento, foi “um gosto” receber as crianças da terra de onde é natural naquele que é o seu local de trabalho. Aplaudindo a iniciativa do presidente da Junta de S. Martinho, Joana Lima lembrou a importância de os alunos conhecerem de perto um dos edifícios mais relevantes do país. “Para estes meninos, que estão numa idade de perceber o que é a Assembleia da República, é muito didáctico e importante para eles”, afirmou ao NT/TrofaTv. “Penso que os miúdos vão embora muito satisfeitos, que sentiram e que viram ao vivo um edifício que jamais pensaram existir”, acrescentou, realçando que a fachada “é uma coisa imponente, mas por dentro sem dúvida que é um edifício muito importante para os miúdos saírem daqui com uma visão da Assembleia da República diferente do que se vê na televisão”.

Realizada pelo segundo ano consecutivo, a visita ao Parlamento levou a Lisboa cerca de 180 finalistas do 1º ciclo da freguesia de S. Martinho de Bougado.

Publicidade

Janine Barbosa com Alda Mendes e Ana Catarina Silva

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...