quant
Fique ligado

Ano 2010

Escola Secundária da Trofa entrega Diplomas e Prémios de Mérito Escolar (c/ vídeo)

Avatar

Publicado

em

Alunos da Escola Secundária da Trofa receberam Diplomas e Prémios de Mérito escolar na presença de toda a comunidade escolar. Sílvia Silva e Jorge Lopes foram considerados os alunos com melhores médias do 12º ano no estabelecimento.

Os rostos do sucesso na Escola Secundária da Trofa foram revelados na quarta-feira, altura em que dezenas de alunos receberam os Diplomas e Prémios de Mérito escolar e ainda os elogios de várias personalidades da comunidade trofense.

Com uma média final de 20 no 12º ano, Jorge Lopes não podia estar mais satisfeito por ter visto o seu trabalho reconhecido, tendo sido considerado o melhor aluno da Escola Secundária da Trofa. Jorge considerou a entrega dos diplomas como “um incentivo ao trabalho”.

Para este aluno “a motivação é meio caminho andado para o sucesso”, porque “saber o que se quer no futuro vai fazer-nos trabalhar no presente”, acrescentou. Mas agora prefere pensar no “novo ciclo a iniciar na Universidade”. Espera entrar no curso de Medicina: “Desde pequenino que dizia ao meu pediatra que queria seguir Medicina, com o passar dos anos esta vontade foi crescendo”. “A minha primeira opção é a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto – S. João e a segunda é o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar – Santo António”, adiantou.

As vontades de Sílvia Silva, melhor aluna do 12º ano do Ensino Profissional da escola, são diferentes. Começou no 10º ano em Ciências e Tecnologias, mas com o passar do tempo percebeu que o seu futuro passaria pela formação profissional. A opção certeira foi ter iniciado o curso de Gestão. “Muita gente pensa que no ensino profissional a matéria é mais fácil, mas não é, também precisamos de nos esforçar durante os três anos e o resultado desse esforço viu-se hoje, não só por mim, mas por todos os meus colegas”, confessou a aluna que terminou com média de 17.

Mesmo com o curso de Gestão concluído, a aluna vai seguir para a Universidade. “Espero entrar, continuar o curso e depois seguir um ramo específico, esperando que tudo corra bem”, afirmou.

O percurso na Escola Secundária terminou para estes alunos, mas a cultura do mérito vai continuar a ser fomentada na instituição. José Manuel Antunes, o então director da Escola Secundária da Trofa, garantiu a importância destas cerimónias: “É importante não só para nós Escola Secundária, para nós professores, para as famílias e para os próprios alunos interessados e motivados, mas é importante também para a comunidade. O reconhecimento do mérito tem que ser uma cultura que se tem que enraizar definitivamente na nossa sociedade, porque não é só limitarmo-nos a apontar o dedo aos erros e à mediocridade que, por vezes, constatamos à nossa volta. A exaltação do mérito é essencial”.

Orgulhosa de todos os alunos estava também Joana Lima, presidente da Câmara Municipal da Trofa, que fez questão de testemunhar a entrega dos diplomas aos alunos. A participar pela primeira vez na cerimónia, a edil trofense mostrou-se “agradavelmente surpreendida” com o empenho dos alunos. “É muito importante no nosso concelho termos alunos com este mérito, para agora poderem continuar no seu caminho, estudando, pois vão ser muito úteis ao concelho da Trofa no futuro”, afirmou.

Publicidade

Para além destes dois alunos, outros foram distinguidos. Nos quadros de excelência do 7º ano constavam os nomes de Andreia Nunes, Ana Rita Correia e Marta Costa. Já no 8º ano Mafalda Diogo, Adriana Costa e Sara Fernandes obtiveram as melhores notas e no 9º ano Francisco Castro, Lara Torres e Ana Fernandes foram os homenageados. Já no 10º ano Débora Pereira, Márcia Cruz e Ana Araújo foram as que obtiveram melhores notas e no 11º ano distinguiram-se Ana Ferreira, Mário Fontes e Miguel Oliveira. No 12º ano Jorge Lopes, Ana Silva e Ana Catarina Borges foram os que receberam os prémios de mérito.

No ensino profissional no 10º ano a Escola Secundária da Trofa distinguiu Carina Costa, Mariana Costa e Ricardo Ferreira, no 11º ano Ariel Maia, Ana Paula Figueiredo e Emanuel Abreu e no 12º ano foram premiados pelas boas notas Sílvia Silva, Juliana Sá e Jorge Oliveira.

Quanto ao ensino nocturno foram distinguidos no 11º ano Ana Rita Coelho e no 12º ano Paula Teixeira, Elisabete Moreira e Helena Ribeiro.

A entrega de Diplomas e Prémios de Mérito escolar foi repetida pelo quarto ano consecutivo e no futuro outros serão os alunos que subirão ao palco para serem reconhecidos pela competência, empenho e dedicação à escola.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...