quant
Fique ligado

jonati

Ano 2010

Escola Secundária aberta à comunidade europeia

Publicado

em

Dezenas de alunos da Escola Secundária da Trofa associaram-se às comemorações do Dia da Europa e agitaram as bandeiras dos diferentes países que pertencem à comunidade.

A Escola Secundária da Trofa vestiu as cores da Europa por um dia. Na sexta-feira, logo pela manhã, professores e alunos concentraram-se à porta da escola e hastearam as bandeiras de Portugal e da União Europeia ao som do hino nacional. As bandeiras dos 27 países que fazem parte desta grande comunidade eram agitadas pelas mãos dos alunos que participaram nas comemorações na escola.

“Já há seis anos que a escola comemora o dia da Europa”, explicou Alzira Pedrosa, Coordenadora do Clube Europeu, que teve a cargo a organização das festividades para a comemoração da efeméride.

Para além do hastear das bandeiras, realizou-se ainda um peddy-paper sobre a Europa, onde participaram alunos do 7º, 8º e 9º anos. “O objectivo é promover a interculturalidade e chamar a atenção dos alunos de que eles são cidadãos portugueses, mas são também cidadãos europeus e cidadãos do Mundo”, adiantou a coordenadora.

Para José Antunes, director da Escola Secundária da Trofa as “escolas são essenciais para a construção do cidadão europeu” por isso estas comemorações têm uma “carga simbólica muito grande”. “Permitem que os jovens conheçam os objectivos da União Europeia, a finalidade que a Escola se propõe concretizar através do Clube Europeu que está actuante”, afirmou em entrevista ao NT.

Publicidade

Mas a Escola Secundária está ligada à União Europeia durante todo o ano. Através do Clube Europeu realiza vários intercâmbios com vários países europeus ao longo do ano, abre as portas a estagiários estrangeiros e tem inclusive um assistente Comenius a frequentar a escola.

O Dia da Europa nasceu em 1950, a 9 de Maio, quando Robert Schuman apresentou uma proposta de criação de uma Europa organizada, requisito indispensável para a manutenção de relações pacíficas. Esta proposta, conhecida como “Declaração de Schuman”, é considerada o começo da criação do que é hoje a União Europeia.

Continuar a ler...
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Ano 2010

Tradição de porta em porta

Publicado

em

Por


O Rancho Etnográfico de Santiago de Bougado mantém viva, ano após ano, a tradição de cantar as janeiras de porta em porta, levando o folclore da região a todas as casas.

(mais…)

Continuar a ler...

Ano 2010

Arte em quatro rodas

Publicado

em

Por

Francisco Maia tem uma oficina de restauro diferente: recupera automóveis antigos há mais de 20 anos.

(mais…)

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);