quant
Fique ligado

Edição 608

Escola de Futebol Trofintas: a primeira etapa da formação

Avatar

Publicado

em

Cinquenta crianças frequentam a Escola de Futebol Trofintas do Clube Desportivo Trofense. Aqui competição não é palavra de ordem, porque o mais importante é “cultivar o gosto pela prática do jogo”. O NT falou com o coordenador desta escola, Henrique Santos, que revelou como está a decorrer a temporada.

O Notícias da Trofa (NT): Como está a correr a época?
Henrique Santos (HS): Estamos neste momento a meio desta época e podemos dizer que o nosso trabalho tem decorrido dentro da nossa expectativa. Quando iniciamos mais um ano, temos sempre como intenção proporcionar ao maior número de meninos a possibilidade de jogar futebol, respeitando princípios e comportamentos que para nós são essenciais para a formação do jovem jogador. Neste momento, temos aproximadamente 50 meninos, nascidos entre 2011 e 2007 e é um número em crescimento, o que nos deixa felizes, pois é sinal que as pessoas confiam no nosso trabalho.

Publicidade

NT: Quais os objetivos da EF Trofintas?
HS: Acima de tudo tentamos cultivar o gosto pela prática do jogo. Esta é a primeira etapa de formação dos atletas do departamento de formação do CD Trofense. Apesar de sermos uma escola com carácter mais recreativo e aberta a todos os interessados, existe uma preocupação da nossa parte em ajustar o modelo de jogo do departamento de formação à escola, para facilitar o futuro daqueles que vão ingressar na vertente de competição, ou seja, temos a preocupação de formar meninos que irão alimentar as nossas equipas de competição. Não existe uma preocupação muito grande com o aspeto tático, mas sim com o pormenor técnico. A relação com bola é parte dominante na organização da nossa unidade de treino.
Além do “jogar”, também nos preocupamos com outras vertentes. O percurso escolar do nosso atleta é para nós muito importante e, no sentido de potencializar as suas capacidades, criamos estratégias, entre elas, a caderneta do jogador, permite uma relação Trofintas-Pais-Escola. Com este documento, conseguimos acompanhar melhor o percurso e as notas dos nossos meninos nas respetivas escolas, permitindo estarmos atentos a casos mais “preocupantes”, bem como premiar casos de sucesso.
Outro dos objetivos passa por criar um gosto e uma relação com o Clube Desportivo Trofense. Tentamos criar com os nossos meninos, uma “segunda” família, onde tentamos acompanhar o plantel sénior bem como outros escalões do departamento de formação.
O lema “Nós Somos Trofense” também faz parte da nossa Escola Trofintas.

NT: Quais as principais dificuldades neste escalão/competição?
HS: O principal obstáculo é a heterogeneidade dos meninos. Duas crianças nascidas no mesmo ano têm estados maturacionais completamente diferentes e a postura do treinador tem de ser ajustada, não em função de um ou dois mas sim do grupo de trabalho todo.
É um desafio que enfrentamos todos os treinos, mas que acabam por trazer frutos, pois a evolução individual deles na procura de um comportamento coletivo é evidente e crescente todos os treinos.

NT: Que atividades são desenvolvidas ao longo da época na Trofintas?
HS: O nosso principal foco é o futebol e maioritariamente as nossas atividades estão relacionadas com o jogo. Neste sentido, somos afiliados na Associação Portuguesa de Escolas de Futebol, em que uma vez por mês participamos num encontro com outros associados.
Procuramos também convívios particulares com outras escolas/clubes da zona da Trofa e concelhos limítrofes e temos também em vista a participação nas Trofíadas 2017.
Como forma de potenciar a ligação entre os meninos e o clube, organizamos momentos de convívios com os seniores do clube e promovemos também a entrada dos meninos no relvado nos jogos em casa a acompanhar os jogadores.
Festejamos também datas importantes, como Dia do Pai e da Mãe, em que os pais são convidados a jogar/treinar com os filhos e ainda o Dia da Criança com uma manhã bem passada a jogar futebol na praia.
Para além destas, temos outro tipo de atividades a serem programadas até ao final da época, finalizando em julho com o nosso Mega Acampamento, onde existem inúmeras atividades, desde futebol, insufláveis, escorregas de água, piscina, caminhadas, etc.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...