quant
Fique ligado

Ano 2010

Escola de Alvarelhos ganha prémio naciona

Avatar

Publicado

em

 

A EB 2/3 de Alvarelhos foi distinguida no âmbito do eTwinning. Projecto desenvolvido pelo 2º ciclo foi reconhecido com o Prémio Nacional eTwinning 2010.

O eTwinning Constest nasceu de uma parceria entre a EB 2/3 de Alvarelhos e dez escolas de Espanha, Itália, Inglaterra, Grécia, Alemanha, Eslovénia, Eslováquia, Suécia, Polónia e Lituânia. “O grande objectivo do projecto foi um melhor conhecimento da história, geografia e cultura dos vários países intervenientes”, explicou António Monteiro, professor responsável pela coordenação do projecto.

Para o tornar possível foram utilizadas várias ferramentas tecnológicas, como o Espaço Virtual eTwinning, um blogue e a ferramenta de vídeo-conferência FlashMeeting.

Mentor do eTwinning no agrupamento, António Monteiro explicou como decorreu o concurso entre as escolas: “Na primeira vídeo-conferência, os alunos da Polónia colocaram as questões e os restantes parceiros responderam. Por cada resposta certa era atribuído um ponto e a classificação de cada sessão era publicada no blogue criado para acompanhar este projecto. Mensalmente, o processo foi sendo realizado, tendo os professores aproveitado o blogue para colocarem informações acerca dos seus países. Além da classificação mensal, foram também publicadas as respostas correctas acerca do país em causa”.

O professor não escondeu que este prémio foi “inesperado”, embora pudesse ser uma consequência lógica de outras menções já recebidas. “Estamos orgulhosos, não só pelo prémio, mas também porque sentimos os nossos esforços recompensados e reconhecidos. Sabemos que os nossos alunos ganharam uma perspectiva nova sobre as diferentes culturas europeias. Ganhámos novos amigos e a aprendizagem saiu da sala de aula e interiorizou-se em todos os que participaram nesta iniciativa”, confessou o docente, que aproveitou para agradecer a “todos os professores que colaboraram nos projectos e a todos os alunos que sempre souberam estar ao nível das exigências”.

O Agrupamento Vertical de Escolas do Castro participa de forma regular nos projectos de eTwinning desde 2007, e, embora apenas este ano tenha recebido o Prémio Nacional, foi sempre distinguido com o Selo de Qualidade Nacional e o Selo de Qualidade Europeu.

O eTwinning é uma iniciativa do Conselho Europeu para o desenvolvimento de trabalhos em parceria entre escolas europeias, com a utilização das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) e de uma língua estrangeira. Estas relações “são já um marco no Agrupamento de Escolas do Castro, permitindo aos alunos o desenvolvimento de projectos em conjunto com outras escolas europeias”, referiu o professor.

Publicidade

O primeiro projecto da escola foi uma parceria com uma escola irlandesa durante três meses. “O sucesso e a motivação dos alunos foram aspectos que levaram a uma atitude de valorização desta ideia e outras surgiram: cantámos e dançámos músicas e danças populares europeias, trabalhámos pintores nacionais, editámos uma revista online e tivemos um concurso em vídeo-conferência”, pode ler-se no site da escola, em www.escolasdocastro.net/. Durante este ano lectivo, o agrupamento vai trabalhar dois novos projectos, um destinado a alunos com dificuldades de aprendizagem e outro a nível internacional, para a produção de um filme cooperativo.

No entanto, no início, este foi “um caminho difícil de percorrer” devido à distância entre os parceiros do projecto, que apenas comunicavam através da internet. “A diferença de fusos horários, as culturas e interesses distintos” foram outras das barreiras a ultrapassar.

A Direcção do agrupamento fez questão de dar “os parabéns à EB 2/3 de Alvarelhos, que leva assim o nome da Trofa a iniciativas internacionais.”.

O projecto criado na EB 2/3 de Alvarelhos está ainda a concurso para o Prémio Europeu eTwinning, cujos resultados serão anunciados no final deste ano.

 

Foto: http://etwinning.blog.dgidc.min-edu.pt/

Os alunos do 2º ciclo da EB2/3 de Alvarelhos viram o seu trabalho do ano lectivo 2009/2010 reconhecido através do Prémio Nacional eTwinning 2010.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...