quant
Fique ligado

Ano 2007

Encontro Lusofono na Trofa de 27 de Abril a 6 de Maio

Avatar

Publicado

em

Casa da Cultura da Trofa é o palco do encontro

Este encontro é essencialmente dirigido ao público das escolas do município mas também está aberto ao público em geral com uma programação cultural paralela. A Trofa será assim palco de concertos, exposições de artes plásticas e artesanato, conversas com escritores e criadores lusófonos, assumindo-se desta forma, durante uma semana, como a capital da lusofonia 2007.

Casa da Cultura da Trofa é o palco do encontroA inauguração oficial deste evento decorre dia 27 de Abril, pelas 21h00, em simultâneo com a abertura da VII Feira do Livro da Trofa.

Publicidade

O início deste 3º encontro lusófono é fica também marcado pela inauguração das exposições "Orpheu e Eurydice" que combina desenhos de Graça Morais com poemas de Sophia de Mello Breyner e ainda da mostra "Memórias do Tempo" com pinturas da autoria da Guineense Manuela Jardim.

A música lusófona também vai estar presente na abertura deste encontro cultural, com a participação dos Meninos cantores do Município da Trofa.

A literatura como não poderia deixar de ser, também vai ser o ponto forte no dia um do encontro lusófono edição 2007, com o lançamento do livro "Pirilampo e os deveres da escola" com texto de João Alberto Roque e ilustração de Helena Zália, autores vencedores do V Concurso Nacional Literário da Trofa – Conto Infantil – Prémio Matilde Rosa Araújo.

O livro como instrumento de divulgação da cultura lusófona também faz parte do programa deste evento. Para que os participantes mergulhem intensamente na lusofonia, a VII Feira do Livro estará aberta ininterruptamente – de 27 de Abril 6 Maio. 

Este ano, o Encontro encerrará a 6 de Maio, pelas 21h00, com um grande concerto dos portuenses Vozes da Rádio, um quinteto vocal formado em 1991 que 16 anos depois da sua criação volta a visitar os seus grandes êxitos.

A ideia da realização deste Encontro lusófono surgiu em 2005 no seguimento do trabalho que a Câmara Municipal da Trofa tem vindo a desenvolver, nos últimos anos, junto da população mais jovem do Concelho em relação à sua educação e socialização, nomeadamente com a consolidação do concurso literário infanto-juvenil nacional que já vai na 6ª edição. Neste sentido, o 3º Encontro Lusófono de Literatura dedicada aos mais novos pretende continuar a fortalecer e desenvolver hábitos de leitura, fomentando o interesse por diferentes escritores. Outro dos objectivos deste evento é o envolvimento de todos os munícipes numa acção de promoção turística e cultural do Concelho, desenvolvendo o estreitamento de relações culturais com os países Lusófonos. 

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...