quant
Fique ligado

Ano 2009

EB1 de Fonteleite inaugurou Cantinho da Leitura

Avatar

Publicado

em

 Inaugurado no Dia Mundial da Criança, o “Cantinho da Leitura” pretende ser um espaço para os alunos se dedicarem à leitura, lazer, jogos didácticos e actividades multimédia, entre outras actividades.

Na Escola EB1 e Jardim de Infância de Fonteleite, em S. Romão do Coronado, existe um novo cantinho para os mais pequenos. Livros, jogos didácticos, um computador e até uma televisão compõem o novo “Cantinho da Leitura”, estreado na passada segunda-feira.

A iniciativa partiu da Associação de Pais da escola, que pôs mãos à obra para apetrechar o espaço, onde as cores das mesas e cadeiras construídas por pais carpinteiros combinam com os tapetes confeccionados pelas mães com gosto pela costura. Um mês foi o tempo necessário para dar asas àquele que vai ser o novo cantinho dos livros e dos jogos na escola.

“A Associação de Pais no seu todo lançou o projecto para cima da mesa, pensou-se no que cada um conseguia dentro das suas possibilidades e das suas artes, porque aqui estão colocadas algumas artes e foi para a frente com uma data prevista para final do mês de Maio e aqui está”, afirmou ao NT/TrofaTv Carlos Fernandes, vice-presidente da Associação de Pais da EB1 e JI de Fonteleite. De acordo com o responsável, o Cantinho da Leitura “vai estar aberto durante o dia, mas principalmente nos intervalos entre horários, à hora do almoço e no final do dia para a possibilidade de fazerem os trabalhos de casa aqui”.

O entusiasmo no rosto dos mais pequenos era visível na hora de estrear o novo cantinho, que no futuro terá capacidade para juntar um maior número de crianças. “Estamos a pensar num número limite, mas isso vai ser muito complicado gerir nesta altura, porque todas as crianças estão aniosas pelo espaço, mas num curto espaço de tempo irá haver mais lugares sentados”, adiantou Carlos Fernandes.

A inauguração do novo cantinho da leitura contou com a presença do presidente do Agrupamento Vertical de Escolas do Coronado e Covelas, José Magalhães, do presidente da autarquia trofense, Bernardino Vasconcelos, e do vereador da educação, António Pontes, que dirigiram algumas palavras de incentivo aos alunos de palmo e meio.

Em declarações ao NT/TrofaTv, António Pontes não deixou de realçar a “relacão muito próxima” entre a Câmara Municipal da Trofa e as associações de pais e aplaudiu a inciativa da EB1 e JI de Fonteleite, que teve o total apoio da autarquia para o projecto.

“A iniciativa partiu da Associação de Pais, à qual a Câmara naturalmente deu o melhor acolhimento, porque era um projecto no sentido de dotar a escola de uma valência que ela não tinha”, referiu o vereador da Educação, realçando que a Associação de Pais “trabalhou muito bem”.

Publicidade

“Temos aqui um espaço muito bonito e muito agradável que vai permitir às crianças da escola de Fonteleite poder desenvolver-se com um equilíbrio e isso é fundamental quando pensamos no tempo e na valorização que a escola pode e dever dar aos alunos”, sublinhou.

Para António Pontes, o Cantinho da Leitura “procura conciliar dois momentos”. Um momento um pouco mais descontraído, porque o espaço em si tem uma envolvência bastante descontraída, mas também um momento que os professores com certeza vão usar para fazer um trabalho sério, ao nível da biblioteca, ao nível das próprias tecnologias da informação, porque o espaço está equipado com computador, televisão, portanto há todo um conjunto de áreas que este espaço vai poder permitir aos alunos usarem”, salientou, acrescentando que foi com “muito regozijo” que participou na inauguração no Dia Mundial da Criança.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...