quant
Fique ligado

Ano 2010

Dar, sem receber nada em troca

Avatar

Publicado

em

Jantar de Solidariedade organizado pelo Colégio da Trofa angariou 20 mil euros, que foram distribuídos pela Santa Casa da Misericórdia da Trofa e pela Conferência de S. Vicente de Paulo de S. Martinho de Bougado. Iniciativas solidárias vão repetir-se no futuro para ajudar outras instituições.

Solidariedade, amor, caridade, respeito e carinho foram as palavras-chave que definiram uma noite em que, por momentos, se esqueceram os problemas e os pensamentos estavam naqueles que todos os dias passam por algum tipo de dificuldade.

Na sexta-feira, cerca de 200 pessoas juntaram-se no Jantar de Solidariedade organizado pelo Colégio da Trofa, que tinha apenas um objectivo: angariar fundos para a Santa Casa da Misericórdia da Trofa e para a Conferência de S. Vicente de Paulo de S. Martinho de Bougado. No jantar marcaram ainda presença a presidente da Câmara Municipal da Trofa, Joana Lima, e a vereadora da Educação, Teresa Fernandes, o presidente da Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado, José Sá, e o presidente em Portugal da Rede Europeia Anti-Pobreza, padre Jardim Moreira. Entre donativos de várias empresas e particulares, foram angariados 20 mil euros, repartidos pela Santa Casa da Misericórdia da Trofa e pela Conferência de S. Vicente de Paulo de S. Martinho de Bougado.

O dinheiro entregue constitui “uma ajuda” para as instituições que cada vez mais se deparam com diversas carências. “Tentamos fazer o melhor possível, angariar fundos, ajudar na compra de medicamentos, pagar as contas da água, da luz, o pão muitas vezes. E neste momento, é quase todos os dias gente a bater-nos à porta a pedir ajuda”, explicou Pedro Carneiro, da Conferência de S. Vicente de Paulo.

Com uma casa de acolhimento a precisar de obras, os “Vicentinos” ainda não sabem se vão usar o dinheiro para completar esta valência, mas Pedro Carneiro deixou a garantia: “Só em Assembleia-geral é que podemos discutir onde vamos usar o dinheiro, porque somos um grupo muito unido”.

Mas para as duas instituições, este dinheiro será aplicado “naqueles que mais precisam”. “As pessoas necessitam cada vez mais de ser ajudadas e vai aparecer um fenómeno mais problemático de famílias que aparentemente estão bem e, no fundo, não estão”, lamentou Alfredo Gomes, da Santa Casa da Misericórdia da Trofa. Nesta instituição, “todo o dinheiro faz falta” e, ainda sem destino, para estes dez mil euros, Alfredo Gomes garante que “serão bem aplicados”.

Durante o jantar foi apresentado o trabalho das duas instituições e muitos foram aqueles que se emocionaram com as fotografias e vídeos de algumas das acções, principalmente junto de idosos e doentes.

Estamos orgulhosos com o resultado da iniciativa”

Publicidade

Ajudar os mais necessitados e educar os alunos a serem “cidadãos em pleno e responsáveis” eram os dois objectivos essenciais do Colégio da Trofa que levou a efeito este Jantar de Solidariedade. À margem da iniciativa, Manuel Pinheiro, director do Colégio, mostrou-se “orgulhoso” com o sucesso alcançado: “Estamos muito orgulhosos com o resultado desta iniciativa, naturalmente que o resultado em termos monetários ainda foi significativo. Gostaríamos de conseguir mais dinheiro, mas penso que nos tempos que correm este contributo é muito significativo para ajudar estas duas instituições a levar a bom porto a missão que têm”.

No final, ficou a garantia de que no futuro serão realizadas outras acções de solidariedade. Através de jantares ou de outras estratégias, o Colégio garante “pôr outra vez em prática” este tipo de angariações de fundos. “Nas próximas iniciativas vamos contemplar outras instituições que também têm uma intervenção social importante no concelho da Trofa”, concluiu Manuel Pinheiro.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...