quant
Fique ligado

Trofa

Covid-19: “Atenção que os autotestes… a fiabilidade é muito baixa”, alerta bastonário da Ordem dos Médicos

Publicado

em

O bastonário da Ordem dos Médicos alertou para a ineficácia dos autotestes à covid-19 e apela às autoridades de saúde que recomendem a realização de testes de antigénio rápido nas 24 horas anteriores ao acontecimento relacionado.

“Atenção que os autotestes… a fiabilidade é muito baixa”, frisou Miguel Guimarães, em conversa com a Lusa, recordando que já “há vários estudos sobre isso”.

A Ordem não pode, por isso, recomendar os autotestes. “Os testes de antigénio rápido, sim [os autotestes também são de antigénio rápido], mas feitos por quem sabe fazer, que é para eles serem, de facto, fiáveis, porque senão estamos a fazer de conta que estamos a fazer testes e os testes não servem para nada e estão a gastar dinheiro inutilmente”, realçou.

O bastonário sublinhou a importância de os testes serem feitos por profissionais habilitados.

Simultaneamente, salientou, “é fundamental que os testes de antigénio rápido sejam feitos nas últimas 24 horas” – ou seja, apenas um dia antes do acontecimento a que dizem respeito. Isto porque a Ómicron é “uma variante muito mais infecciosa”, justificou o médico.

“A recomendação devia passar também por aí. Não é 72 horas antes, ou 48”, reforçou. “Fazer uma recomendação para as pessoas fazerem o teste nas 24 horas anteriores acho que era importante, apelou.

Por outro lado, é necessário reforçar a disponibilidade de testes. “Houve, e está a haver, alguma falta de testes em Portugal”, admitiu. “Está a ser difícil fazer testes porque os testes não foram encomendados atempadamente”, apontou.

Publicidade

“Vamos ter de aumentar a disponibilidade. Esta disponibilidade pode ser aumentada para vários locais, e até pode ser aumentada, eventualmente, para outro tipo de centros, que possam também fazer testes, para além das farmácias”, admite o bastonário, ainda que considerando que as farmácias são a “arma principal” para os testes, porque “existem em todo o lugar” e “ficam perto das pessoas”.

A questão é assegurar que elas estão “bem apetrechadas” e também que a Associação Nacional de Farmácias faça “uma pressãozinha” para as convencer a aderir à realização de testes, porque “a questão também é esta”.

Miguel Guimarães entende que o aumento de testes gratuitos à covid-19 para seis por pessoa “pode ser pouco” e defendeu que “o Governo devia comparticipar os testes todos que fossem necessários fazer neste momento”, lembrando, desde logo, que “há muita gente” que não tem capacidade económica para custear testes e “também tem direito à sua festa de Natal”.

Continuar a ler...

Trofa

Colisão junto à Bial causa 5 feridos, dois deles em estado grave

Publicado

em

Por

Uma colisão no sentido norte/sul, ao quilómetro 9 da A3, junta da Bial, causou hoje 5 feridos, 2 em estado grave.

O acidente ocorreu cerca das 18h10m e para o socorro foram mobilizados 28 bombeiros dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso e dos Bombeiros Voluntários Tirsenses, apoiados por 9 viaturas e pelas equipas da VMER e da SIV do Centro Hospitalar do Médio Ave.

Os feridos foram todos transportados para o Hospital de S.João, no Porto.

A A3 esteve condicionada até cerca das 22h.

Continuar a ler...

Trofa

Mais de 170 estabelecimentos aderiram ao sorteio de Natal da Junta do Coronado

Publicado

em

Por

Na totalidade foram distribuídos cerca de 20.000 cupões, por 172 estabelecimentos aderentes no sorteio de Natal da Junta de Freguesia do Coronado.

Ao fazer compras no comércio tradicional, a população estava habilitada a 350 euros em compras, divididos por cinco prémios.

O sorteio foi realizado e os cinco contemplados vão ser contactados telefonicamente.

O executivo da Junta de Freguesia agradece a todos que colaboraram para o crescimento do comércio local da Vila.

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também