quant
Fique ligado

Trofa

Eleições legislativas: Sofia Matos é cabeça de lista do PSD pelo Porto

São quatro os trofenses que constam nas listas já conhecidas do PSD e PS para as próximas eleições legislativas do próximo mês de janeiro. Sofia Matos, cabeça de lista pelo Porto do PSD, é a mais bem colocada.

Avatar

Publicado

em

São quatro os trofenses que constam nas listas já conhecidas do PSD e PS para as próximas eleições legislativas do próximo mês de janeiro. Sofia Matos, cabeça de lista pelo Porto do PSD, é a mais bem colocada. O social-democrata Alberto Fonseca e os socialistas Joana Lima e Nuno Moreira são os outros candidatos. Mas também há representantes do concelho nas listas da CDU e PAN.

A trofense Sofia Matos será a cabeça de lista do PSD pelo círculo eleitoral do Porto, nas próximas eleições legislativas de 30 de janeiro. Eleita pela primeira vez deputada, em 2019, a advogada foi a escolhida de Rui Rio para encabeçar uma das principais listas ao Parlamento.
Sofia Matos tem 31 anos e foi secretária-geral da JSD. Na Trofa, liderou a juventude partidária – cargo em que se estreou em 2010 -, tendo ainda presidido a estrutura distrital, entre 2016 e 2020. Foi ainda mandatária nacional para a Juventude do presidente Rui Rio, na disputa interna pela liderança do PSD, no início de 2020, ano em que se apresentou a eleições para liderar a estrutura nacional da JSD, mas perdeu para Alexandre Poço.
Sofia Matos foi também eleita, nas últimas autárquicas, à Assembleia Municipal pela coligação Unidos pela Trofa, na qual também exerceu funções nos dois mandatos anteriores.
A trofense manteve-se ao lado de Rui Rio nas últimas eleições internas e foi recompensada pelo líder social-democrata, que a colocou em lugar de destaque às próximas legislativas.

Publicidade

Na reunião da Comissão Política Nacional do PSD foi aprovada da totalidade dos candidatos, dos quais consta o nome de Alberto Fonseca, também eleito deputado pela primeira vez em 2019 como 10.º candidato do círculo eleitoral do Porto, mas que desceu vários lugares na lista, para 28.º, sendo que muito dificilmente assumirá funções no Parlamento na próxima legislatura. Esta descida abrupta explica-se pelo facto de Alberto Fonseca ter apoiado Paulo Rangel na disputa interna do PSD.
Na última eleição, o PSD elegeu 15 deputados no Porto.

Já o Partido Socialista aprovou, esta segunda-feira, as listas candidatas ao Parlamento, nas quais consta Joana Lima e Nuno Moreira. A primeira mantém o 12.º lugar com o qual foi eleita em 2019. A ex-presidente da Câmara Municipal da Trofa foi eleita deputada, pela primeira vez, na X legislatura, entre 2005 e 2009 e regressou ao Parlamento em 2015.

Já Nuno Moreira, socialista que foi candidato, nas duas últimas eleições autárquicas, à União de Freguesias da Alvarelhos e Guidões, surge em 34.º lugar da lista do PS pelo distrito.
Nas legislativas de 2019, o Partido Socialista elegeu 17 deputados no Porto.
Em nota enviada ao NT, o PS Trofa deu conta de que os nomes de Joana Lima e Nuno Moreira foram aprovados por unanimidade pelo secretariado concelhio do partido e “por mais de 85% dos comissários políticos distritais”.
Segundo Amadeu Dias, presidente da concelhia do PS Trofa, o processo de escolha dos nomes a indicar “foi simples, rápido e pacífico”. “Em estrita articulação com o presidente da Federação Distrital do Porto, Manuel Pizarro, concluímos que a avaliação feita ao trabalho da deputada Joana Lima nestes dois últimos anos foi muito positiva. Além de ter sido uma Coordenadora dos Deputados do Distrito organizada e presente, defendeu e reivindicou as infraestruturas necessárias não só para o desenvolvimento da Trofa, como de todo o distrito. O nome do Nuno Moreira segue no seguimento daquele que é o trabalho concelhio do PS na Trofa. O extraordinário resultado que conseguiu com a sua equipa nas últimas eleições autárquicas na freguesia de Guidões, aliado ao seu espírito de militância e serviço à causa pública, fazem do Nuno Moreira uma excelente escolha por parte do PS. É um empresário de sucesso, um dirigente associativo sempre disponível, e um dos quadros políticos mais qualificados do PS Trofa”, referiu.

Pela CDU a Trofa tem Fernando Sá como n.º 7 na lista de candidatos pelo circulo do Porto, pelo PAN Rodrigo Reis, eleito nas últimas autárquicas como deputado da Assembleia Municipal, ocupa o 9.º ligar na lista de candidatos a deputados.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...