quant
Fique ligado

Ano 2010

Circo levou centenas à EB1 de Bairros

Avatar

Publicado

em

Associação de Pais da EB1/JI de Bairros organizou festa de Natal para alunos, família e amigos. Hélder Falcão garante que esta é a “festa com maior empenho da associação”.

A EB1/JI de Bairros “armou a tenda” no domingo à tarde. Houve gritos, gargalhadas e emoção à flor da pele, não durante uma discussão, mas sim no espectáculo de circo, que juntou centenas de pessoas para a Festa de Natal da escola. Os meninos e as meninas não escondiam o entusiasmo e a ansiedade de ver a actuação dos artistas circenses na grande tenda azul colocada no recreio.

Momentos antes de Bugs Bunny entrar em cena, Diogo Silva estava irrequieto, sentado na segunda fila, mas com uma vista privilegiada para o palco. A apenas duas semanas do Natal, Diogo elegeu um novo “jogo para a consola” como o presente que quer receber do Pai Natal. Sentada junto à mãe, Margarida Silva, de seis anos, queria mesmo era “ver magia”. A menina também já escolheu a sua prenda de Natal: “O telemóvel da Hello Kitty”.

Depois do grande coelho cinzento, foi a vez de bolas, massas e até raquetes rodopiarem pelo ar, na actuação do jovem malabarista Robin, que cativou as centenas de pessoas que enchiam a tenda.

“Salsicha! Salsicha! Salsicha!” gritava o público enquanto batia palmas, chamando pelo palhaço de serviço, num dos momentos altos da tarde. Vestido de encarnado e com um barulhento apito, o palhaço divertiu miúdos e graúdos, que entravam nas brincadeiras e levavam “ao desespero” o apresentador.

Hélder Falcão, presidente da Associação de Pais da escola, referiu que esta foi a “festa com maior empenho da associação”, já que teve uma “logística mais cuidada” e foi a que juntou “mais pessoas”. “Acreditamos que as crianças não têm culpa do que acontece com a economia, portanto temos de lhes dar a magia do Natal”, afirmou. O responsável da associação não descarta a hipótese de, no futuro, “ser possível fazer uma parceria com outras escolas, organizando uma festa maior e com uma justa divisão dos lucros”.

Angariar fundos é “o segundo objectivo”, pois o principal intuito é “dar visibilidade à escola”: “Estamos inseridos numa comunidade onde existem várias multinacionais, que têm dezenas ou centenas de trabalhadores, e esses sim têm, tiveram ou vão ter os filhos a estudar na escola de Bairros. Este tipo de eventos põe a escola no mapa”. Desta forma, a associação pretende chamar as empresas à “sua responsabilidade social”.

De acordo com Hélder Falcão, a EB1/JI de Bairros precisa de um pavilhão coberto com 600 metros quadrados, uma vez que “quando chove, as crianças não têm sítio para brincar e fazer ginástica”. Para além disso, o presidente considera importante “a colocação de relvado sintético no espaço à frente do edifício, para evitar “lamas e água”. Para a concretização destas obras, a associação estima serem necessários “50 mil euros”. “Se estivermos à espera da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia nunca vamos ter dinheiro, porque estas são obras quase de estética, que ficam para segundo lugar. A iniciativa privada é a única maneira de as concretizar”, afirmou Hélder Falcão, que reconheceu também o “envolvimento super positivo do executivo da Câmara” nas actividades da escola, dando como exemplo a presença do vereador da Cultura da autarquia, Assis Serra Neves.

O dinheiro angariado com as últimas iniciativas da Associação de Pais vai ser investido na instalação de ar condicionado nas salas de aula.

Publicidade

Com uma aposta na “formação contínua”, a EB1/JI de Bairros acolhe, a partir de 15 de Janeiro, aulas pagas de mandarim e culinária para crianças.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...