quant
Fique ligado

Ano 2010

“Ciência Experimental” n’A Torre dos Pequeninos

Avatar

Publicado

em

O Colégio A Torre dos Pequeninos levou a cabo, durante as últimas semanas, um ciclo de workshops de ciência experimental, integrado no projecto anual “Despertar para a Ciência”, destinados aos alunos do 1º ciclo e sob orientação do professor Francisco Mariz.

A iniciativa começou com uma sessão geral intitulada “Ciência…ou magia?”, seguida de encontros específicos com cada turma, que tiveram por base actividades relacionadas com os conteúdos programáticos de cada ano de escolaridade: “Experiências com a Água”, “Experiências com o Ar”, “Experiências com Magnetismo” e “Experiências com Electricidade”.

Estes encontros permitiram incentivar a reflexão sobre a importância das actividades experimentais no contexto escolar. “O seu desenvolvimento representa para as crianças um caminho para a construção do conhecimento físico do mundo que as rodeia. Além disso, constitui um método de iniciação da formação do espírito científico, do raciocínio lógico e da formulação de hipóteses e problemas”, afirmou fonte do colégio.

Neste sentido, “a Torre dos Pequeninos privilegia a experimentação, pois o acto de experimentar, testar, investigar e propor soluções é intrínseco à criança”.

De acordo com Zulmira Arantes, Coordenadora Pedagógica, “é incontestável a contribuição deste tipo de actividades para o processo de formação dos alunos nas suas diferentes dimensões”. “O workshop constituiu um momento significativo, no que diz respeito aos aspectos cognitivos, associados à aprendizagem de conteúdos, mas também no que concerne ao envolvimento e à motivação para a aprendizagem”, concluiu.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...