quant
Fique ligado

Ano 2010

Chefe Marco Gomes elogia qualidade dos restaurantes de Famalicão

Avatar

Publicado

em

chefemarcogomes

chefemarcogomes

O chefe Marco Gomes, um dos maiores mestres da gastronomia em Portugal, elogiou, esta terça-feira, a qualidade dos restaurantes famalicenses. “Vila Nova de Famalicão é um dos concelhos do país com melhor gastronomia. Aqui, existem restaurantes muito bons, com grande tradição e qualidade”, referiu. O chefe de cozinha falava durante a cerimónia de entrega dos prémios da Quinzena Gastronómica, que decorreu no Centro de Estudos Camilianos, em S. Miguel de Seide.

Promovida pelo pelouro do Turismo da Câmara Municipal de Famalicão, a Quinzena Gastronómica realizou-se entre 1 e 15 de Fevereiro e envolveu mais de uma dezena de restaurantes na apresentação de quatro pratos típicos da região a concurso.

O Arroz de Cabidela, o Bacalhau com Broa, o Cozido à Portuguesa e os Rojões com Papas de Sarrabulho foram as iguarias apreciadas por um júri presidido pelo Adegueiro da Confraria dos Gastrónomos do Minho, Leite Gomes; pelo vereador do Turismo da autarquia, Paulo Cunha; pelo presidente da Associação Comercial e Industrial de Famalicão, António Peixoto e pela representante da Entidade de Turismo Porto e Norte de Portugal, Cristina Mendes.

Neste âmbito, o júri decidiu, por unanimidade, atribuir o Prato de Ouro, na categoria de Arroz de Cabidela, ao restaurante Sobreiro. O Prato de Prata foi atribuído ao restaurante Moutados de Baixo e o Prato de Bronze foi para a Churrasqueira do António. O júri decidiu ainda atribuir uma Menção Honrosa ao restaurante Torres.

Na categoria de Bacalhau com Broa, o Prato de Ouro foi para o restaurante Pateo das Figueiras, enquanto o Prato de Prata foi para o restaurante “Benfica” e o Prato de Bronze foi para o restaurante Ferrugem.

No Cozido à Portuguesa, o restaurante Sara Cozinha Regional foi premiado com o Prato de Ouro, enquanto o Prato de Prata foi para o restaurante do Hotel de Moutados e o Prato de Bronze foi para o restaurante Prato das Oliveiras.

Para o vereador do Turismo, Paulo Cunha, a iniciativa culminou “num grande êxito”, tendo sido possível perceber “o dinamismo dos restaurantes famalicenses”. Salientando a importância turística da gastronomia, Paulo Cunha referiu que “os restaurantes são um importante factor de dinamismo económico”, atraindo a Famalicão muitos turistas.

Por sua vez, a representante da Entidade de Turismo Porto e Norte de Portugal mostrou-se surpreendida pela “excelência e qualidade dos restaurantes famalicenses”. Considerando a iniciativa essencialmente pedagógica, a responsável deu os parabéns ao município pela promoção da Quinzena Gastronómica.

SUGESTÃO DO CHEFE PROMOVE GASTRONOMIA O ANO INTEIRO

Publicidade

Na sequência da Quinzena Gastronómica, a Câmara Municipal de Famalicão decidiu promover a iniciativa “Sugestão do Chefe”, que se prolongará durante todo o ano, os sábados e domingos, com pratos sugeridos pelos restaurantes aderentes.

A iniciativa que avançou no primeiro fim-de-semana de Março, com a adesão de 12 restaurantes famalicenses foi elogiada pelo representante da Confraria dos Gastrónomos do Minho. “É uma excelente forma de manter o dinamismo gastronómico, apelando à criatividade de cada restaurante”.

Sobre a iniciativa o Chefe Marco Gomes deu alguns conselhos aos responsáveis pelos restaurantes. “A Sugestão do Chefe deve ser vista como uma oportunidade para criar e poder, por exemplo, acrescentar um novo prato na Carta do Restaurante”, afirmou o responsável, acrescentando que com esta iniciativa “os cozinheiros podem arriscar um bocadinho mais, de forma a ouvir a opinião dos clientes”.

Sobre a forma como elaborar a ementa, o Chefe Marco Gomes deixou algumas pistas, salientando que o segredo está em “ir ao encontro dos produtos frescos da época, testando a inspiração”.

No âmbito, desta iniciativa, o júri decidiu premiar algumas ideias originais como a Tarde de Sardinhas do restaurante Cozinha do Gonçalves (4 estrelas); o Pão-de-Ló da Sara Cozinha Regional (3 estrelas); o Bolo de Mação com Amêndoa do restaurante “A Malcriada”; o Bolo de Massa Folhada, Creme de Moca e Gelado do restaurante Benfica; o Crocante de Alheira de Caça, Gema Falsa de Maça Reineta e Compota Agridoce de Tomate Cereja, do restaurante Ferrugem e o Doce à Torres, do restaurante Torres (2 estrelas); o Polvo à Velho do restaurante 7 Velhos, o Segredo do Chefe do Pateo das Figueiras e os Segredos de Porco com Ananás e Manga da Churrasqueira do António com 1 estrela.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...