quant
Fique ligado

Edição 482

Cerca de 600 seniores vão à praia (C/Vídeo)

Avatar

Publicado

em

 

Esta semana começou a segunda e última quinzena das colónias balneares seniores, que estão a decorrer na praia do Leixão, na Póvoa de Varzim, em frente ao Casino da Póvoa.

Um passeio à beira-mar ou na marginal, uma jogatina de cartas ou outros jogos tradicionais, histórias e anedotas. Estas são as principais atividades dos seniores que se inscreveram nas colónias balneares seniores, que a Câmara Municipal da Trofa está a dinamizar na praia do Leixão, até 25 de julho.

Avelino Silva, um dos seniores participantes, contou que adere às colónias por ser “encontrar de amigos” que “ao longo do ano não vê”, sendo uma forma de também fazer “caminhadas e apanhar um pouco de sol”. “Chego e faço uma caminhada de uma hora ou à beira-mar ou pela estrada e depois vou até à praça de peixe para ver aquela gente toda a comprar peixe. Na hora de merenda alguém começa a contar umas histórias e umas anedotas e assim passamos um tempo maravilhoso. Sinceramente gosto disto”, referiu, contando que “muitas das pessoas” participam apenas pelo “convívio e para estar com os amigos”.

Dinamizadas pela autarquia, as colónias assumem-se como mais uma atividade “especialmente vocacionada para a faixa mais idosa da população, apostando no fomento de uma melhoria geral da saúde e do bem-estar físico e mental dos participantes, e combatendo também o isolamento dos mais velhos”. Para a vereadora da Ação Social, Lina Ramos, esta é uma forma de “dar uma maior alegria aos seniores, porque se não fosse esta iniciativa muitos deles nem saíam de casa ou dos lares”. Este ano, o executivo tinha previsto prolongar as atividades até à tarde, mas “os seniores não querem, porque saem das colónias cansados” e preferem ir “para casa com o seu peixinho e fazer a sua vida normal”.

Lina Ramos contou que os idosos estão entusiasmados com estas atividades e já questionam quando é “o Dia dos Avós e as festas”, pois “querem sair de casa”. “No final das colónias vamos brindá-los com uma festa. Vamos ter o Dia do Avós – em Gondomar no dia 27 de julho – e depois vamos ter o passeio anual da Câmara”, elencou.

 

Inscrições para o Dia Metropolitano dos Avós

Pelas 13 horas do dia 28 de julho, está prevista a partida em direção a Gondomar para participar na iniciativa Dia Metropolitano dos Avós, a decorrer no Pavilhão Multiusos. O evento, que é intermunicipal, pretende “promover as redes de solidariedade e de convívio comunitário”.
Os interessados em participar nesta iniciativa devem inscrever-se na Divisão de Ação Social e Saúde (situada no Centro Comercial da Vinha). As inscrições são limitadas e efetuadas por ordem de chegada.
O Dia Metropolitano dos Avós tem como objetivo “reconhecer o valor da sabedoria e celebrar a experiência de vida dos avós, estando prevista a participação de avós, dos diferentes municípios da Área Metropolitana do Porto (Trofa, Arouca, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Vale de Cambra, Oliveira de Azeméis, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia)”.

 

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...